![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE7lM2kplTNw65fw2QCzOkWalpL6gIfOYMlVc5l8wqWQXYT4E11SqniiWPMqLaecPqfFtCANBDQxD2iv5ilV_1Nu2S9PUaW-tAu6b7iWbjoLjGc3mxmPV01s2GkfswQYZZBFMKXzBiaT8E/s400/Watkins+Glen+68.bmp)
Duas semanas depois do Canadá e da estreia de Mont-Tremblant no mapa dos circuitos, era a vez de Watkins Glen receber o pelotão da Formula 1, com o campeonato absolutamente ao rubro, pois haviam três pilotos com possibilidades de alcançar o título mundial;
Graham Hill, no seu Lotus,
Jackie Stewart, no seu Matra, e
Dennis Hulme, no seu McLaren.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNLVbidc_41VeQdNOPu6OH-3Xi24M2XDYlrAf_rBe4y-_wmzIh85QE4-QrVkZDZQWupMLxlyBjbIjiYOihTpC_w7o5UfWVm6-3XBkKk-tiQUGcx14QEZfEFIdfXntFRfraodvHdAanxvDO/s400/Watkins+Glen+68+13.jpg)
A lista de inscritos da corrida americana tinha como movidades dois pilotos locais, mas não eram uns quaisquer: eram
Mario Andretti, de origem italiana e que tinha emigrado para os Estados Unidos treze anos antes, e
Bobby Unser. Unser, que tinha ganho o título da USAC Indycar Racing (a antecessora da IRL) nesse ano, iria correr num dos BRM inscritos, ao lado do mexicano
Pedro Rodriguez. Andretti era o seu grande rival, e tinha ficado no segundo lugar no campeonato daquele ano. O italo-americano iria conduzir um Lotus 49, a convite de
Colin Chapman, começando aqui uma longa relação com a marca, que o iria dar o título mundial, dez anos depois.
Entretanto, a Ferrari foi buscar um substituto para Jacky Ickx, lesionado numa das pernas, na figura do britânico Derek Bell, que já tinha corrido para a marca em Monza.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP3BTBOLbc3Vqnk3dSD7_KMtDvdHT_Y-SFXwmt_Mz2nfuf3wbV1zJUMV0K5VrEKhqpD1wWGVSqCa_BOBk6Ywlmh1tcexmiic1QHlc9OJUWMBGe7BIQkJ1U6Sk7cISJ8BN-KX9k-uDyMeIs/s400/Watkins+Glen+68+11.jpg)
Os treinos foram um duelo entre Stewart e o Ferrari de
Chris Amon, com Graham Hill à espreita, mas no Sábado, surpreendentemente, Mario Andretti fazia o melhor tempo e conseguia a "pole-position", e logo na primeira corrida da sua carreira na Formula 1! Ao seu lado ficava Jackie Stewart, no Matra, e no terceiro posto o Lotus de Graham Hill. Em quarto ficava Amon, enquanto que
Dennis Hulme vinha logo a seguir, no quinto posto. Bobby Unser, que estava inferiorizado (
fracturara o tornozelo um dia antes, num jogo de baseball de caridade!) tivera um acidente e não conseguira mais do que o 19º posto. Quem também tinha um acidente e não podia correr era
Jackie Oliver, no outro Lotus 49, enquanto que o motor Matra de
Henri Pescarolo cedera e não existia um substituto para o piloto francês, teve que ver a corrida na bancada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXwzFtlpheRzVSmLVEzlbbpUx8wi7ECirsKsBoCiLyMC9PlCuVXuxteqrlDkrKnEbv1puuKklsyPn2Cy-X5gK-yvXyqnn19EThvNjpb3fJXHSD9nh0XchP03su_8duglOD8VV7fPbv1XxS/s400/Watkins+Glen+68+12.jpg)
Anos depois, Andretti recordava esse momento: "
Foi um marco na minha carreira. As hipóteses de tal acontecer eram incríveis, mas o carro era magnifico, e com a ajuda de Maurice Phillipe (o engenheiro da Lotus)
alcançamos um bom 'setup'. Depois foi sempre prego a fundo na qualificação, e o carro respondeu bem".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCoba4lU1Y5ZQAJ10OGrSSu7RKrA_ysoSKKba0aVqthZ1skxBNPNX-pV0uYr6-e9dNx0rnRo6hR8r_8RowTxCmgHhtV9rvHcg9kDYM_3kR2IdBxfln8XM0FPrZi4EmbIzsmQ6SzTGC9qrB/s400/Watkins+Glen+68+3.jpg)
No dia da corrida, 93 mil pessoas foram a Watkins Glen, muitos deles para verem o que um "outsider", Andretti, poderia fazer contra o "establishment" da Formula 1. A corrida começou com Andretti na frente, mas no final da primeira volta, Stewart tinha o passado e conquistara a liderança. Entretanto, Chris Amon ultrapassara Hill e era terceiro, no seu Ferrari. A ordem não se altera muito até à volta 14, quando parte do bico da frente do carro de Andretti parte-se e ele tem de ir à boxe, para substituir a peça defeituosa. Volta à pista e tenta recuperar, mas no final da volta 32, a embraeagem cede e tem de desistir.
Entretanto, Stewart continuava na frente, desta vez com Hill na seguida posição, já que Chris Amon despistou-se e caiu para o fundo do pelotão. Entretanto, o seu compatriota Hulme teve uma fuga de óleo e foi à boxe reparar o carro. Tentou recuperar o tempo perdido, mas no final da corrida, quando já rolava nos pontos, a direcção cedeu e despistou-se. Quem também já tinha abandonado era Bobby Unser, devido a um problema de motor, na volta 35. Seria a sua unica incursão na Formula 1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3rIkeCZNEAONrRzkMstTQeTYGzV4SwsxUgkmzTRqLgKdjTVOEbmciQB37kv7lN7PZ7UDFK7Spw8ixMRDwwJhedjB3xiiacdMDX7x-DCB_Heki2A86CzBP65rjBRsOBc9N4-xfhDKP2Mks/s400/Watkins+Glen+68+10.jpg)
Depois de Stewart e Hill, o terceiro lugar estava a ser disputado, mas perto do final da corrida pertencia ao segundo McLaren de
Dan Gurney. Só que o Honda de
John Surtees, que nos treinos tinha sido somente nono na grelha, estava a aproveitar os azares alheios para se aproximar do terceiro posto. Na última volta, Surtees via Gurney à sua frente, que debatia com um furo lento e e diminuir a velocidade, para poupar combustivel. O inglês acelerou e ficou com o terceiro posto, dando à Honda o seu último pódio como equipa, até 2006.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjmtpkU-48yUq0Fb-9CJdiU1JDBDfWHkzJrqJHF-vUcKufWpE5MZMjbiq7LJRYuye0pYI6bIoJJq7IjSwpSteBm0xHlH-4BPHrt0gc4b3mGnOzsg0z6NonW01B4bxbH5O5s241I9ykinAL/s400/Watkins+Glen+68+4.jpg)
Nos restantes lugares pontuáveis, depois do quarto lugar de Gurney, ficou o Lotus privado de
Jo Siffert e o McLaren de
Bruce McLaren. A vitória de Stewart aumentara imenso as suas chances de vitória, no campeonato, mas Hill, que fora segundo, sabia que bastava apenas ficar na frente do escocês e de Hulme para conquistar o bi-campeonato. Mas tinha que o conseguir na última prova do campeonato, na Cidade do México...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...