quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O demasiado protagonismo dos comissários de pista

Se na história da Belgica, fui quase que obrigado a concordar com a decisão dos comissários de pista, na penalização do Lewis Hamilton a Kimi Raikonnen, achei que aquilo que aconteceu no Japão, com a penalização a Felipe Massa, Lewis Hamilton e Sebastien Boudais como um exagero absurdo. Quando o Ico perguntou no Domingo, no seu post se penalizariam os pilotoas pelas suas manobras, fui radical: não, não os penalizaria. E porquê? Pela razão mais simples: são incidentes de corrida.

Quando vi a penalização do piloto inglês, pensava que tinha a ver com o incidente com Felipe Massa. Mas afinal foi por causa da travagam na primeira curva, na primeira volta do circuito. Agora penalizam-se pilotos por decisões baseadas no instinto do momento?

É um bocado estranho falar disto três dias depois da corrida, e a quatro dias de outra corrida decisiva para o título mundial, mas acho que até é o momento ideal para falarmos sobre isto, porque tenho a sensação que no Domingo, vai acontecer algo que pode ficar na história da Formula 1. E não vai ser pelos bons motivos.

Desde ontem, a FOM está a disponiblizar vários videos sobre os incidentes de Domingo, tentando de uma certa forma, justificar a decisão dos comissários de pista. Vão ver, e tirem as vossas conclusões. Mas continuo a achar que não são mais do que incidentes de corrida, e que os comissários estão a ser os protagonistas do jogo, e aquilo que andam a fazer é uma interpretação mais estrita dos regulamentos, quase que a levar o campeonato até Interlagos. Agora, fazem isso para beneficiar a Ferrari? Se sim, para quê? Se fosse no ano passado, eu saberia a razão...

Hoje vem uma declaração do Niki Lauda, apontando e criticando o demasiado protagonismo dos comissários em Fuji: "A coisa que mais me preocupa é que os Comissários Desportivos estão a envolver-se demasiado na tentativa de controlar o que os pilotos estão a fazer", disse o ex-piloto austriaco na cadeia de televisão RTL, de onde é comentador. Lauda achou que a penalização de Hamilton um exagero: "Tudo o que ele fez foi travar tarde demais, o que lhe é permitido fazer. Os comissários só deveriam envolver-se caso algo sério suceda"

Outra visão sobre o que se passou vem no Blog do Ico. Ele falou em Fuji com o ex-piloto austriaco Alexander Wurz. É uma conversa que vale muito a pena ser lida, pois no meio disto tudo, afirmou a seguinte frase: "Existem trinta centímetros entre o coração e a mente e parece que é no coração que trabalha. Nós, que estamos de fora, temos minutos para ver a cena e analisá-la. Já ele teve de tomar a decisão em fracção de segundo. É inevitável que vá agir de forma instintiva".

O Ico sugere que os Comissários de Pista sejam ex-pilotos de Formula 1. Acho que sim, tem experiência de pista, e saberiam julgar da melhor forma os incidentes. Ter administrativos a fazer esse trabalho cheira a favor politico, e assim, as discussões sobre a justeza ou não das penalizações nunca mais acabam...

4 comentários:

  1. "Tudo o que ele fez foi travar tarde demais, o que lhe é permitido fazer. Os comissários só deveriam envolver-se caso algo sério suceda", Niki Lauda dixit.

    Ainda estou a digerir que alguém com a experiência do Lauda diga uma coisa destas...
    Quem lê esta afirmação pensará que apenas se acontecesse um acidente grave com esta travagem louca do Hamilton é que o britânico devia ser penalizado!?!? Parece-me completamente absurdo.

    A realidade é que com esta manobra Hamilton levou Raikkonen e Massa para fora de pista e se o finlandês fosse um pouco agressivo a defender a sua liderança, não tinha sido surpresa ver o Mclaren e Hamilton voarem literalmente...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com você. E vou ainda mais além: Não só não puniria nenhum piloto no Japão, como também não puniria Hamilton no GP da Bélgica.

    Veja bem, sou brasileiro e estou a torcer por Massa, obviamente. Mas mais do que torcer por Massa, sou fã de Fórmula-1. E como dizer que aquela disputa fantástica entre Hamilton e Räikkönen simplesmente ficará apagada da história, por ter sido considerada ilegal? Aquilo foi uma das melhores disputas que já vi em muitos, muitos anos...

    Me pergunto o que seria de Senna e Prost se nos anos de 1989 e 1990, os tais comissários de pista fossem os mesmos que atuam hoje em dia... e em 1994, naquela disputa entre Schumacher e Hill?

    Acho tudo isso uma grande bobagem. Isso não diminui os riscos à vida de nenhum piloto, apenas mancha um esporte tão empolgante como normalmente deve ser a Fórmula-1. E concordo com você: é nítido que a FIA quer arrastar a decisão do mundial aqui para o Brasil. É bem nítido.

    Mudando de assunto, gostaria de lhe dizer que voltei à ativa! Voltei com meu blog Motorhome, e se possível, espero sua visita por lá. Faço uma rápida análise sobre a carreira de Hamilton e o que o espera após a decisão deste ano.

    Forte abraço d'além-mar!

    Hugo Becker,
    São Paulo - Brasil

    ResponderEliminar
  3. Apesar da opiniao de gente "do ramo", acho que apenas a puniçao do Bourdais foi absurda. Se o Massa ganhar por um ponto de diferença será graças ao Burdais.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Parabens pela reportagem ...Eu sugeri mais ainda em meu saite...que mostrem OS ROSTOS E NOMES desses Delegados ou Comissários...e quem Votou o que....pois quem arrisca a vida são os pilotos...e quem arrisca fortunas em dinheiro são os patrocinadores...e como o resto do mundo não estão contentes com esses julgamentos absurdos....um grande abraço Lionel

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...