terça-feira, 14 de outubro de 2008

A preparação para 2009

Apesar do campeonato de 2008 ainda não ter definido o seu campeão, quer nos construtores, quer nos Pilotos, já se pensa há muito em 2009. Este fim de semana, falou-se muito de duas equipas, que estão em situações contrastantes em termos de desenvolvimento de chassis para a próxima temporada. São eles a Honda e a Ferrari.


A marca japonesa, que está há algum tempo nas ruas da amargura, pois parou de desenvolver o carro deste ano antes do meio da temporada, decidiu investir a fundo no carro de 2009, e pode ser a primeira equipa a apresentar o seu chassis, nos primeiros dias de Janeiro.


A intenção da Honda é a de rodar com o seu sistema KERS (recuperação de energia) desde o primeiro momento, pois Ross Brawn disse em Fuji que, "todos os testes efectuados até agora com este sistema deram resultados positivos. Por isso penso que poderemos ter o KERS activo logo em Janeiro, pois até lá vamos ter três sessões de testes e dez dias em pista para continuar a melhorar a sua fiabilidade e performance".


Estas noticias são um claro contraste com as dificuldades que outras equipas, como a Toyota, Ferrari e a McLaren, em desenvolver o sistema KERS. Flaou-se em Fuji que existe a possibilidade de somente duas ou três equipas terem prontos o sistema KERS no inicio da temporada, em Melbourne.


E a Ferrari já confirmou que passa dificuldades para desenvolver o chassis para 2009. Aldo Costa, director técnico da equipa italiana, revelou que a Ferrari continua com o seu programa para a próxima temporada bastante atrasado devido ao desenvolvimento do sistema KERS.


"Têm havido alguns problemas de fiabilidade [com o KERS]. Não posso negar que estamos um pouco atrasados. Digamos que gostava de já ter experimentado o sistema", explicou o responsável ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, reportando-se aos testes que muitas das equipas rivais já levaram a cabo com o sistema.

Parte deste atraso, refere Costa, deve-se à necessidade de não descurar o desenvolvimento do F2008, devido à luta pelo título no actual campeonato, ressalvando, no entanto, que "a maior parte dos componentes já estão em produção e o KERS no banco de testes".

"Temos muito a fazer, mas o tempo é escasso. Apesar de termos mais duas semanas em comparação com o ano passado, temos de seguir o calendário dos habituais testes colectivos", começou por referir, lembrando que o primeiro é em Janeiro e que a Ferrari "não o pode perder".

Vai ser uma pré-temporada diferente, sem dúvida.

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