A historieta de hoje fala do belga Jacky Ickx, um dos melhores pilotos de automobilismo de sempre, seis vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, campeão do Mundo de Sport-Protótipos, e vice-campeão do Mundo de Formula 1 em 1969 e 1970. Ickx foi piloto da Brabham em 1969, onde conseguiu uma importante vitória em Nurburgring, para depois regressar à Ferrari, equipa no qual andou até 1973, para depois correr duas temporadas numa Lotus em fase de decadência, e desinteressar-se cada vez mais pela Formula 1. A sua última temporada fora em 1979, ao serviço da Ligier, para substituir o acidentado Patrick Depailler.
Em 1981, Ickx tinha 36 anos, e estava concentrado nos Sport- Protótipos, ao serviço da Porsche. Tinha ganho as 24 Horas de Le Mans daquele ano, ao lado do inglês Derek Bell, batido então o recorde de vitórias, que pertencia ao seu compatriota Olivier Gendebien, o recorde de vitórias na mítica prova de resistência francesa. No ano seguinte chegaria às seis vitórias, a bordo do modelo 956. Mas antes, em Dezembro de 1981, a Brabham, dirigida por Bernie Ecclestone, convida vários pilotos para ajudar o novo campeão do mundo, Nelson Piquet, e o novo recruta, o italiano Riccardo Patrese, a desenvolver o carro e o novo motor BMW. Nesse teste, que decorreu no circuito francês de Paul Ricard, aparecem três pilotos vindos da Formula 2: o belga Thierry Boutsen, o alemão Manfred Winkelhock, e o italiano Corrado Fabi. Para além destes três pilotos, outro iria aparecer: Geoff Brabham, o filho mais velho do fundador, Jack Brabham. Neste teste, Piquet concentra-se em fazer funcionar o motor BMW Turbo, que iria aparecer em 1982, enquanto que os outros correriam com os motores Cosworth.
Ecclestone, a meio desta sessão de testes, convida Ickx para dar umas voltas, por puro gozo, principalmente para saber se ele, que estava fora de um Formula 1 há dois anos, era melhor ou pior do que, por exemplo, os novos recrutas. Ickx não fez feio, ao fazer 1.06,60, no qual só foi batido por Geoff Brabham. Mas o belga foi quatro segundos mais lento do que Nelson Piquet, no seu Brabham-BMW Turbo...
Esse teste também serviu para experimentar pneus, dado que quer Piquet, quer Patrese, rodaram com pneus Avon.
Agora, um quadro dos tempos dos pilotos que andaram nestes testes ao serviço da Brabham:
1. Nelson Piquet (Brabham BMW Turbo - Goodyear) 1'02"41
2. Riccardo Patrese (Brabham Cosworth - Avon) 1'02"433. Riccardo Patrese (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'02"60
4. Nelson Piquet (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'02"85
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10. Riccardo Patrese (Brabham BMW Turbo - Goodyear) 1'04"20
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16. Nelson Piquet (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'04"80
17. Nelson Piquet (Brabham BMW Turbo - Avon) 1'05"20(...)
22. Geoff Brabham (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'06"30
23. Jacky Ickx (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'06"6024. Manfred Winkelhock (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'06"60
25. Corrado Fabi (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'06"80
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28. Thierry Boutsen (Brabham Cosworth - Avon) 1'07"70
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33. Thierry Boutsen (Brabham Cosworth - Goodyear) 1'08"70
Neste teste foram contabillizados 35 tempos.
Esta historieta e muitos mais, pode vê-la no blog do excelente blog do Rianov Albinov, o F1 Nostalgia. Todas as segundas-feiras, coloco aqui mais uma historieta do fundo do baú da Formula 1.
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