Por estes dias, soube que havia um piloto português a disputar um rali... na Arábia Saudita, um dos países mais ricos, e mais fechados do Mundo. Armindo Araújo , que corre no Mundial de Produção, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, foi convidado a participar no Saudi Rally, por uma equipa local, com o intuito de levar a prova ao nível de participante no Campeonato de Ralies do Médio Oriente.
Araújo aceitou o convite, e pegou de estaca, ao liderar o rali desde o inicio, até esta madrugada, quando... puseram areia no motor! Ah pois, ele foi vítima de sabotagem. A sorte é que o carro estava no Parque Fechado, portanto, os prejuízos só foram no carro.
"Não quiseram que eu ganhasse a prova. Durante a noite alguém abriu o motor e colocou lá areia. Isto não é falta de sorte, problemas mecânicos, nada, é apenas sabotagem. Mal me aproximei do carro percebi que tinha sido mexido e quando levantei o capot vi que estava com areia no motor. A organização lamentou, mas não pode fazer nada. O carro vai ser agora levado pela polícia para tirarem impressões digitais e tentarem descobrir quem fez isto ", explica.
Durante o tempo que esteve em competição Armindo Araújo brilhou e estava satisfeito com o seu desempenho. "Estava a liderar com tranquilidade o meu primeiro rali neste tipo de terreno, com uma equipa nova e que desconhecia. Ontem toda a gente nos dava os parabéns pelo andamento demonstrado, mas hoje sucedeu isto. A equipa era de cá e o dono está naturalmente muito desapontado com esta sabotagem. O meu patrocinador está satisfeito com o que estávamos a fazer e a organização vai-nos dar um prémio pelo que fizemos no rali. Infelizmente as coisas terminaram desta forma", conclui o piloto português.
Agora digo isto: acham que isto contribuiu para a evolução do automobilismo no país deles? Certamente que não! Agora, se os delegados da FIA que lá devem ter ido, para saber se o rali valia a pena ser homologado, deveriam meter isto nos seus relatórios, para que pensassem duas vezes, antes de o incluir. E o Sr. Mosley que pense menos no dinheiro e nas chibatadas que leva...
não é a primeira sacanagem que fazem nos ralis, só lembrando do turbo maroto da Toyota em 1995, onde os fiscais só descobriram que havia uma abertura secreta no restritor de ar, porque deixaram a turbina cair e o mecanismo se abriu...
ResponderEliminarQual é que era o problema que neles tinham em que o Armindo ganhasse o rali? Era até bom para eles, pois tinham uma vitória de um piloto que corre no PWRC. Aqueles gajos são mesmo quadradões, já em Março, por alturas da prova que se disputou lá para a taça do Mundo FIA de TT a organização recusou a inscrição de inumeras equipes femininas. Aquele país ainda não saiu da idade média.
ResponderEliminarAbraço:
João Anaquim