![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip3BMUc8hjCi0UA8aXhrFiBk_re-x1E5aKojzbzUw8IZifB7yXkqZxJBwTmv0MVIhv3aGD6-edwwNfiReE2MbPnrGfH2e5F6OsBFPYzK9WUkcAzwepGVmqgqcl4_7cSjPsOCrvVyyvoyc/s280/73457.jpg)
Sendo assim, em 2009, cada piloto só poderá usar oito motores por temporada, fora quatro para testes, perfazendo assim o total de 20 por época. Para se atingir esse desiderato já em 2009 as rotações foram limitadas a 18.000, sendo proibido modificar o motor internamente. No ano seguinte, 2010, as equipas independentes terão acesso aos motores de construtores, seja de um fornecedor independente, seja dos já presentes, cujo custo não deverá ultrapassar os 5 milhões de euros por época.
A utilização do túnel de vento também foi limitada, passando a ser proibida a utilização de modelos superiores a 60% e 50 metros/segundo. As fábricas terão de ser fechadas durante seis semanas por ano. Os testes durante a temporada serão proibidos, ficando todas as equipas limitadas às sessões de treinos-livres previstas para os programas dos Grandes Prémios. As sextas-feiras serão muito mais animadas do que o normal...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP75DtriLNBFOZcMlIuhvK9_T74Nhssqrjtg_CYrxUqd-zM7t-idSfcMk2sPaoeO9oiA1whqBrS0LbHjwP0zC2ta_RVgddoTUaPgJtSEIi5b_BGqwpeLwAaKnN2HxiabA71VFm0YzL5KE/s280/63494.jpg)
Quanto ao sistema KERS, que tanta polémica tem criado, existe a possibilidade de existir um sistema comum a todas as equipas na tempoarada de 2010, estando esta hipótese dependente de uma proposta a efectuar pela FOTA. Para além disso, algumas equipas poderão decidir contra a utilização deste sistema já na temporada de 2009. A longo prazo, a FIA e a FOTA decidiram que estudarão a possibilidade de ser implementada a partir de 2013 uma nova fórmula de motores, baseada na eficiência do consumo, de modo a que esta tecnologia possa contribuir decisivamente para os carros de estrada.
Se quiserem ver a lista completa, podem ver aqui, no sitio da Autosport portuguesa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2FhHQKa2Op0bqLgAbSeluQJ2umuu6Bi4s67enquwJV0Y9l9N5uTNAMTOgmE4CeA_d6yNQ48clh4YelZKx3J4UqIJRsyzSVwRVeqriGlKHzD59lBh9FAlaFDgy7YXRsUviLkSKGOFvVWY/s280/Tio_Max_8.jpg)
- Primeiro, não vai ser implementado já.
- Segundo, vai ser "referendado" pelos adeptos, com a tal pesquisa de mercado que irão fazer, em conjunto com outras medidas, como a redução da duração das corridas ou a atribuição de um ou mais pontos na qualificação.
E então, meus amigos, o que acham disto tudo?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...