segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Historieta da Formula 1: a via sacra de Ivan Capelli

Ivan Capelli foi eventualmente um dos pilotos conhecidos do contigente italiano da década de 80, embora não tenha ganho corridas. Teve sim, foi uma excelente carreira nas formulas de acesso, sendo campeão de Formula 3 italiana (1983), europeia (1984) e de Formula 3000 (1986).



Mas entre 1983 e 1985, data da sua primeira participação na Formula 1, Capelli testou em alguns carros. da primeira vez, ainda com 20 anos, testou com um Brabham BT52B, em conjunto com o americano Davy Jones e com o veterano Stirling Moss, no circuito de Brands Hatch. Um ano depois, vai ao circuito do Estoril para testar um Toleman, com o declarado objectivo de conseguir uma vaga na equipa britânica.

Só que neste teste, estavam outros contendores: o alemão Manfred Winkelhock, o brasileiro Roberto Moreno, o inglês Johnathan Palmer e o holandês Jan Lammers. Senna ajudava nos testes da marca, fazendo um tempo que servisse de referência para os outroa pilotos. Só que o tempo dele (1.21,60) era... recorde da pista!

Obviamente, ninguém chegou perto do tempo do brasileiro. O melhor foi Roberto Moreno, com 1.24,10, seguindo de Winkelhock (já com três anos de experiência), com 1.24,12. Capelli fez apenas 1.30,40, a quase nove segundos de Senna.

Obviamente, não ficou com o lugar. Mas no final de 1985, Capelli estreou-se na Formula 1 na ronda de Brands Hatch, a bordo de um Tyrrell 012 Renault, e na sua segunda corrida, nas ruas de Adelaide, conseguiu um inédito quarto lugar. Mas isso, por incrivel que pareça, não lhe deu um lugar para correr em 1986. Mas não se importou e foi correr nesse ano para a Formula 3000, onde se tornou campeão.

3 comentários:

  1. Speeder,
    Eu nao entendi direito.
    O Senna já tinha o recorde da pista com um Toleman?

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  2. Nâo, Henry. O tempo que fez nesses testes é que se tornou recorde (não oficial, diga-se) da pista. Este teste aconteceu uns dias depois do GP de Portugal, em que o Senna acabou em terceiro lugar. Eventualmente, o carro ainda deveria ter as especificações de corrida...

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  3. Sei que o Estoril era um lugar muito especial para Ayrton Senna.

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...