O Rali Dakar começou hoje aquele que é provavelmente a edição mais importante da sua existência, pois é o primeiro depois do seu cancelamento em 2008, e é o primeiro que não passará por Africa, mas sim pela América do Sul (Argentina e Chile). Será uma edição onde o deserto e as dificuldades não irão faltar, onde se tentará ver se a essência do Dakar pode ser recriada noutros ambientes, neste caso nos desertos da Patagónia, na Cordilheira dos Andes, e no Deserto do Atacama, entre outros. Ao todo, serão 9500 quilómetros de percurso, dos quais 5650 serão troços cronómetrados, num total de 14 etapas e 15 dias de prova.
Em relação aos portugueses, é uma caravana reduzida, devido ao facto de Buenos Aires ser mais distante de Lisboa. Nâo há Carlos Sousa (por opção) ou Ruben Faria(por lesão), mas vão ter nomes como Ricardo Leal dos Santos, Adélio Machado, Francisco Inocêncio e Nuno Inocêncio, em carros, Helder Rodrigues, nas motos, e Elisabete Jacinto, nos camiões. Logo, as aspirações não devem ser muito grandes...
Este Sábado, em Buenos Aires, decorreu a primeira etapa do rali, que ligou Buenos Aires a Santa rosa, no total de 733 quilómetros, 371 dos quais em competição. O espanhol Carlos Sainz, no seu Volkswagen Touareg, começou bem, liderando os primeiros cem quilómetros, mas cedo foi ultrapassado pelo BMWX3 do quatari Nasser Al-Attiyah, que terminou a etapa na liderança, com uma vantagem de 2 minutos e 17 segundos sobre o piloto espanhol. Em terceiro lugar ficou o sul-africano Giniel de Villiers, noutro Volkswagen Touareg, e na quarta posição está o terceiro Volkswagen, do americano Mark Miller.
Na quinta posição surge Luc Alphand, no primeiro dos Mitsubishi Lamcer, já a 4 minutos e 44 segundos do vencedor da tirada, e que contou com alguns problemas no propulsor diesel do seu carro, que o fez perder ainda mais tempo. Ainda assim, terminou a etapa onze segundos à frente do seu companheiro, o francês Stéphane Peterhansel.
Quanto aos pilotos portugueses, o melhor colocado é Francisco Inocêncio (com Paulo Fiúza), que ocupa o 55º lugar a 46 minutos e 12 ssegundos do lider, ao passo que o seu irmão Nuno Inocêncio (com Jaime Santos) é o 62º, a 47 minutos e 30 segundos. Ricardo Leal dos Santos (e Pires de Lima) ocupam o 64º posto, a 48 minutos e 57 segundos. Martine Pereira é o 69º, enquanto que Adélio Machado é o 85º, já a mais de uma hora.
Na parte das motos, foi uma etapa animada. Marc Coma e Cyril Després, dois dos favoritos à vitória final, marcaram o ritmo e terminaram com 40 minutos de diferença, com o espanhol a levar a melhor, já que um erro de navegação por parte do francês o fez perder muito tempo. O segundo foi o polaco Jacek Czachor, num KTM (as motos austriacas ficaram com os oito primeiros lugares), enquanto que o checo Miran Stavnovik terminou a etapa no terceiro lugar. Quem também teve problemas nesta primeira etapa foi o francês David Casteau, que a braços com problemas nos pneus e um furo logo após o CP2 poderá ter hipotecado as suas hipóteses de uma boa classificação, perdendo mais de uma hora para o mais rápido.
No caso dos portugueses, Hélder Rodrigues começou a prova em boa forma, rodando de forma consistente entre os cinco primeiros, mas entre o CP3 e o final alguns problemas custaram muito tempo ao piloto da Lagos Team, que terminou na 16ª posição, logo atrás de outro português, Paulo Gonçalves, em Honda.
A próxima etapa será amanhã, com a ligação entre Santa Rosa e Puerto Madryn, no total de 837 km, 237 dos quais são troços cronometrados.
Ahhh linda Argentina
ResponderEliminarJá estive algumas vezes lá....
Fiquei com vontade de acompanhar alguma etapa... só que o monte de contas pra pagar no início do ano me proibiram
hauhauauha