A McLaren apresentou esta manhã na sua sede, em Woking o seu novo monolugar para 2009, o MP4/24. Uma apresentação modesta, na senda do que tem vindo a acontecer nas outras equipas, E obviamente, é muito diferente do modelo anterior, o MP4/23, devido ao enorme aerófólio dianteiro, e a pequena asa traseira. Outra alteração, mas esta simbólica, é que pela primeira vez em muito tempo, a equipa volta a ter o numero 1 na sua carenagem.
Para Lewis Hamilton, a visão do novo carro o emocionou, especialmente quando viu o numero um pintado no seu carro: "A chegada de um novo carro é sempre um momento emocionante para qualquer piloto de corridas e o MP4/24 é particularmente especial para mim. Não só porque o carro parece absolutamente espectacular, mas também porque tem o número 1 do campeão", disse Hamilton.
Sobre as novas regras desta temporada, Hamilton diz que não faz previsões para o que poderá acontecer: "Com as novas regras, acredito que o título deste ano esteja aberto e isso é óptimo para os fãs. Pessoalmente, espero ter outra temporada de sucessos e quero ter a hipótese de lutar de novo pelo título. Se for necessário até a última corrida, mas preferencialmente antes", brincou o piloto inglês.
Jà o finlandês Heiki Kovalainen, o segundo piloto da marca, tem uma visão mais tranquila em relação ao potêncial do MP4/24: "Quero que o ano seja mais divertido e relaxado. Se eu não for bem em algum treino, não vou ficar tão chateado. Esse é um dos meus objectivos para este ano. Acredito que estou muito melhor preparado, sei como a equipa funciona e espero isso venha a render bons resultados. Tomara que eu possa superar as dificuldades do ano passado para poder fazer um campeonato mais forte", comentou.
Ron Dennis, o patrão da marca, afirmou que este carro foi cuidadosamente planeado, de forma a se manter competitivo, mesmo com os novos regulamentos: "Mudanças significativas de regulamento demandam bastante trabalho. Essas novidades são as maiores em 15 anos. Os engenheiros precisaram começar com uma folha em branco e não poderiam errar o conceito do carro, porque depois não daria para consertar. Mas o que vemos no MP4/24 é um carro de conceito correcto", explicou, em declarações captadas pelo site brasileiro Pitstop. Dennis afirmou ainda que irá passar ao estatuto de semi-reforma, delegando muitas das suas funções para Martin Withmarsh, o seu adjunto.
"É isso o que eu quero fazer. Não vejo isso como uma espécie de aposentadoria porque eu pretendo me concentrar em outras áreas, que recebem menos atenção por causa do calendário de corridas. Meu cargo antigo será um trabalho que Martin vai abraçar e gostar, e que nos últimos anos nós já vínhamos dividindo. Mas, durante as provas, ele vai tomar as decisões que vão influenciar a equipa", acrescentou o dirigente de 61 anos, e que está na marca desde 1980.
Withmarsh não comentou sobre esse caso, perferindo falar no novo carro e a actual situação da Formula 1, afirmando que as novas regras farão com que este campeonato seja imprevisivel: "As novas regras fazem com que fique complicado de prever quais equipes terão mais sucesso no desenvolvimento do carro. Tivemos um considerável desafio no processo de produção do MP4/24, mas fizemos todas as interpretações possíveis e estamos orgulhosos do resultado. Também estamos confiantes de que a Associação das Equipas (FOTA) irá criar uma Fórmula 1 mais emocionante, com mais entretenimento para o público", afirmou Whitmarsh.
Quanto ao Director de Competição da Mercedes, o alemão, Norbert Haug, declarou que a marca também nunca teve de trabalhar tão duro como agora. "Acredito que esse foi um dos invernos mais desafiantes que já tivemos. Os motores estão congelados, mas as regras para limitação de giros até 18 mil rpm e o 'KERS' são novos. Precisamos fazer muito trabalho na direção correcta. Todos trabalharam realmente no duro e espero que comecemos a ver os primeiros resultados em breve", declarou.
Todo ano é a mesma coisa. Mudam as regras - ou parte delas - e a cada lançamento as pessoas envolvidas com a F1 soltam um monte de declarações cheias de otimismo, afirmando que a temporada será repleta de disputas, mais competitiva etc.
ResponderEliminarE aí chega a temporada e nada muda. As equipes grandes continuam no topo, dividindo os pódios, as poles e as vitórias, enquanto as médias e pequenas continuam se esforçando para um dia conseguir chegar lá.
http://www.almanaquedaformula1.com.br
Linda essa McLaren MP4-24!!!
ResponderEliminarSerá esse o carro que ganhará a temporada novamente?? Vamos esperar para ver.
Ficou bem diferente do desenho do Bruno Mantovani.
Abraços!
Leandro Montianele
Como todos los monoplazas que se han presentado hasta ahora, este no iba a ser menos, también me gusta. Saludos
ResponderEliminargostei muito do novo carro da equipe, tomara que não ganhe essa temporada da f1.
ResponderEliminar