![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzaBJJ7mdP3LVNBCms_exaqN8s-q-XwzgH4ydAP-60ofcxFolOwS56yuSg02Zu9XNByPgUayCB_ywjPALoQqkkMg9JdEhbnvfgHLrJ0dCt2u-LRAfYdKYEuyWUqfmn7Z3gzlYVR2-yMPiX/s400/No_gas_1974.gif)
Esse choque petrolífero tinha afectado o desporto automóvel, pois uns dias antes, os organizadores do Rali de Monte Carlo tinham cancelado o evento. Na Formula 1, temia-se que os efeitos desse choque pudessem afectar as equipas já instaladas em paragens argentinas. Mas tal não aconteceu, e o fim-de-semana correu como planeado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1aak-_V-IvATMAfr_k_9SqWeFqGmgJYFhUYNRz9acT36mRRrsGHgG5AZHKhA1AMFVH5VHCVOqvroZx2pEedKAaziqDyKJU-gZNkqKFIkTi564AcZd5lCNEe7ZD42VuqDjgF-mFvdU0hDX/s280/Argentina+74.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMq0LaSLLpRcAcGhCyeHq7EHHzOZSQuLVt8Bqxg5LBe2E2abzKoRGKny2uD1nzlQzInSxIcx4Qz855wWWS47psGUp9UMpBFuJLRM-gAAYuv_38p08uD_SayGArqUk_G3syiGsHUpdBvmbH/s280/Argentina+74+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDcR-pNR1yEYhnam1Rb53ar6hIomfDBwWW996AGlCWpqO1-3Bl2j0qcPNn0DqvrlkpOqMO3MVkll-y2lHeoLeTgzCaeh7xZvVkWmtaJPsbt-fAkd0YiCoqOMhmizgAje42gU9HRiuvzTHR/s280/Argentina+74+5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbmlrXlXLFZnj2qKkJkK8ppRKLTjFhohPgqwXi7CZ56fSEJOeHdC57m85bLzUy1arC90kQ0UzXqDGpZ0Ps2Tc3xcbXfKBYCA3PhLQwTd8jmHIRCiSw3VnM0jfT96ek350nJTFCMH9FRF8d/s280/Icxx+74.jpg)
A Brabham voltava a confiar os seus préstimos a Carlos Reutmann, mas agora o segundo piloto era outro: de Wilson Fittipaldi, que se retirara para dar corpo ao projecto do carro próprio, será substituído no lugar do segundo piloto esse carro pelo australiano Richard Robarts. E tal como a McLaren, um terceiro carro era apoiado pela marca, que era pilotado pelo jovem norte-irlandês John Watson.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBPip2uMSC3m3ScPnCGZLzucVy0yh8s5LJnHKabFVVIc14K3DHMqyRtybFWDdJ-yc_F6Fpj57dAW9w4xO6YFCDBqGNqPYRj-byGM2AUIyNHZ9G8RelGkZeSW8qeISSfEfuDwdlJEIPaYTB/s280/Argentina+74.jpg)
Na Shadow, com o veterano Revson vinha outro francês, vindo da March: Jean-Pierre Jarier. Na Surtees, John Surtees confirmava Jochen Mass como piloto, ao lado do brasileiro José Carlos Pace, enquanto que a March, oficialmente tinha o alemão Hans-Joachim Stuck (filho da lenda alemã dos anos 30 Hans Stuck) e o australiano Howden Ganley, enquanto que um terceiro March, inscrito pela Hesketh Team, era guiado pelo inglês James Hunt, a sensação da época passada. Para completar o pelotão, Frank Williams tinha um Iso-Marlboro guiado por Arturo Merzário (ex-Ferrari), e o veteranissimo Graham Hill arranjara dois Lolas para competir a sua própria equipa. O segundo carro era guiado por Guy Edwards. Finalmente, Mo Nunn tinha um Ensign inscrito para Rikky von Opel, do Lichtenstein.
Em 1974, a organização do Autódromo Óscar Galvez decidiu usar a versão mais longa do circuito, que por ter longas rectas, levava a velocidades médias mais altas. Ronnie Peterson conseguiu fazer a “pole-position”, mas logo a seguir veio uma pequena surpresa: os carros da Ferrari, a chacota da época passada, tinham trabalhado muito bem no Inverno e ficaram com o segundo lugar da grelha, com Regazzoni. Lauda ficava um pouco atrás, na oitava posição. A segunda fila pertencia a Emerson Fittipaldi, no seu McLaren-Ford, e Peter Revson, no seu Shadow-Ford. James Hunt partia da quinta posição, enquanto que o herói local, Carlos Reutmann, era o sexto da grelha. A fechar o “top-ten”, estava o terceiro McLaren de Hailwood, à frente de Denny Hulme.
Os dois Tyrrell estavam em posições mais modestas: Scheckter era 12º, Depailler 15º. E o melhor BRM era o de Beltoise, na 14ª posição.
Antes da partida, já havia uma baixa: o Ensign de Rikky von Opel tinha problemas de direcção e não alinhou na partida para o Grande Prémio. Seria a última vez que correria pela marca.
A partida foi dada pelo legendário Juan Manuel Fangio. Peterson parte em primeiro, com James Hunt logo atrás, dando um pulo de gigante do seu quinto lugar. Regazzoni, Revson e Hailwood estavam logo atrás, chegando ao mesmo tempo na curva, e a colisão foi inevitável. O suíço e o americano despistaram-se, e com o resto do pelotão atrás deles, eram inevitáveis algumas batidas. Revson foi o que teve mais azar pois foi abalroado por… Jarier. O francês desistiu na hora, enquanto que o americano se arrastou até às boxes, onde ficou por lá. Merzário e Watson ficaram com os seus carros danificados, e Scheckter não evitou uma incursão à relva para escapar à confusão. Entretanto, na frente, Hunt atacava Peterson, mas à saída de uma curva, perdeu o controle do carro e despistou-se, perdendo a chance de atacar a liderança.
No final da primeira volta, o primeiro era Peterson, seguido por Reutmann, Fittipaldi, Hailwood, Ickx e Hulme nos restantes lugares pontuáveis. No final da terceira volta, Reutmann ataca Peterson e consegue alcançar a liderança, para gáudio do público local. Na volta seguinte, Fittipaldi vai às boxes com problemas num elemento da carroçaria, e perde uma volta. Com isto, o terceiro McLaren de Hailwood é terceiro, seguido por Ickx e Hulme, mas o neozelandês faz uma corrida de recuperação, passando primeiro o belga da Lotus, e depois o seu companheiro de equipa, instalando-se na terceira posição. Mais tarde, Ickx ultrapassa Hailwood para o quarto lugar. Pouco depois, Ronnie Peterson estava com problemas de travões, e cedeu o seu segundo lugar para Hulme e depois a Ickx, que por sua vez era pressionado pelo Ferrari de Niki Lauda, que por esta altura já tinha passado Hailwood. Algum tempo depois, o austríaco ultrapassa o Lótus do sueco, e a ordem da corrida, perto da volta 30, era esta: Reutmann, Hulme, Ickx, Lauda, Hailwood e Peterson.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiin3s-Upki22NniWxXN63rdM4g9k8V-5nLbGW8iYF64PV-hVOnBMHdAD4dm7pTZ5YGj6lV2JE45AKyZIEencPwpDS1ilwoDKiO76uS-Kt7Wn6fhuEmQbDCsykpR_JrdgKXLDHPbutrP1ON/s280/Argentina+74+2.jpg)
À medida que a corrida chegava ao fim, tudo correria pelo melhor ao Brabham do argentino, que ia a caminho da sua primeira vitória da carreira. Mas o ritmo da corrida fez com que o carro começasse a ter problemas de motor, e depois calculou-se que poderia não haver combustível para chegar ao fim. Assim, o ritmo abrandou, e os portenhos ficaram apreensivos: será que o seu herói chegaria ao fim? À medida que faltavam as voltas, viam o McLaren de Hulme a aproximar-se. E na penúltima volta, com o presidente Peron a rumar para o pódio no sentido de dar o troféu a Reutmann, o golpe de teatro: Hulme assume a liderança, e na última volta, o Brabham para, sem gasolina. Fica em sétimo, fora dos pontos, e Peron faz meia volta para sair de mansinho do Autódromo Óscar Galvez…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNg4jeADUVhBJuQcspTEbuYOkBOCHNFno90CT8rPs4sNJI4waqHmn-5vjOXRj5e8meEZrV4zf2qGyuVrm4gYEvk7dPgYtYPTeYPpExfOYiV-3Lp9KlTs7pnzoAAK1fFcWQ1Xx7_7PJpIOG/s280/Argentina+74+4.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...