"O 'Air Accident Investigation Branch' divulgou o relatório do acidente de helicópetro onde Colin McRae, o seu filho e dois amigos perderam a vida a 15 de Setembro de 2007.
O organismo britânico que analisa os acidentes de aviação não chegou a conclusões significativas em relação às causas do acidente, tendo apresentado algumas situações que poderão ter contribuído para o acidente, não tendo no entanto excluído a possibilidade do mesmo se ter devido a falha técnica. Um embate com uma ave, interferência nos comandos por parte do passageiro do banco da frente ou "servo transparency" (em que o piloto tem a impressão de perder o controle da aeronave), são as prováveis causas do acidente.
O relatório revelou ainda que a licença de Colin McRae estava caducada desde 2005 e que essa mesma licença não permitia conduzir o aparelho em questão (um Eurocopter Squirrel) desde o início de 2007.
O mesmo documento faz considerações em relação aos momentos anteriores ao acidente, revelando que Colin McRae voava muito baixo e a uma velocidade excessiva entre as árvores do bosque circundante. Essas conclusões basearam-se na gravação de vídeo que foi feita por uma das vítimas do acidente pouco tempo antes da queda.
Entre as considerações divulgadas, pode ler-se que 'O piloto colocou o seu helicópetro numa situação que reduziu muito a margem de erro, ou a possibilidade de lidar com um acontecimento inesperado.'"
in Sportmotores.com
Tive oportunidade de falar alguns minutos com o Colin, 3 meses minutos antes da sua morte. Foi de uma simpatia extrema, e grande disponibilidade.
ResponderEliminarFoi um choque para mim. Postarei brevemente algumas fotos que lhe tirei nessa ocasião.