![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0X7wZARWeyhq7L_TgKcV_HAWWO7qf9mfSGBozku-hV5HjiMFl17SoC-eCj3NsldzA76Hgt3QnBjWEM4y5CaqiYOfTjcwFiJYXyzaYM70zr4lkVs8xwqf7Q_RhNl26NI6GgxM_pAZpV0g/s280/Af.+Sul+79.bmp)
Tirando esse aspecto, havia novidades técnicas. A Ferrari trazia para Kyalami a versão T4 do seu chassis 312, um carro que avançava mais um bocado no efeito-solo, sendo mais eficaz do que o modelo anterior. E isso verificou-se nos treinos, quando Jody Scheckter e Gilles Villeneuve conseguiram levar o carro para o segundo e terceiro lugares, mostrando que a Ligier tinha finalmente um rival à altura, pois Jacques Laffite e Patrick Depailler foram apenas quinto e sexto na grelha.
Em contraste, a Fittipaldi estava em maus lençóis. O seu novo chassis, o F6, desenhado por Ralph Bellamy, o homem que ajudara a desenhar o Lótus 78, era um vencedor no papel, mas descobriu-se nos primeiros testes que era simplesmente inguiável, devido á sua pouca rigidez torsional em curva. Mesmo assim para satisfazer os caprichos de Bellamy, embarcaram o carro para Kyalami, onde não foi além de um decepcionante 18º posto na grelha.
Mas a grande surpresa desses treinos foi Jean-Pierre Jabouille. O veterano piloto francês, com o seu Renault Turbo, conseguira ser o mais rápido de todos, e dando à Renault o seu primeiro resultado de relevo na Formula 1, tornando-se também no primeiro carro com motor Turbo a conseguir uma “pole-position”, aproveitando o facto do circuito sul-africano ficar a mais de 1200 metros de altitude, logo, os motores Turbo funcionarem melhor do que os atmosféricos Cosworth.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM5o0M8pK4ThAptCDsyc69Ur7ij-lYJZ4qZAsgne92vpJwQJANeS8PmWsvOM9W4GgwqEwispkifvFzKT_TsKs3Cbtbn2hlw6Ml65RjyTVAdVl9jYyd-AW51Ji_H3Dp5F4hDi6mVFxVBcg/s280/Af.+Sul+79.jpg)
Depois de colocarem pneus de chuva, procedeu-se a nova largada, onde Villeneuve partiu da pole-position, já que era ele o líder quando a corrida fora interrompida. Na segunda partida, o canadiano colocou pneus de chuva, e quando a corrida recomeçou, aguentou melhor as pressões de Scheckter (que tinha colocado pneus secos), e foi para a frente. Mas o sol africano fez secar rapidamente a pista, e Villeneuve teve que ir ás boxes na volta 15, para colocar pneus secos, e assim Scheckter ficava na frente, para delírio dos locais.
Mais atrás, o McLaren de Patrick Tambay era terceiro classificado, à frente do Brabham de Nelson Piquet, que tinha partido do 12º lugar e tinha mantido os pneus secos na relargada. Mas pouco tempo depois, sofria de problemas com o motor Alfa Romeo, e perdia tempo e lugares, terminando no sétimo lugar, a uma volta do primeiro. Pouco tempo depois, Tambay era assediado pelo Tyrrell de Jean-Pierre Jarier, pelo Lótus de Mário Andretti, pelo Renault de Jabouille e o Ligier de Jacques Laffite. O francês da Renault ainda foi em busca do quarto lugar, mas na volta 47, uma válvula do motor Turbo falhou, e abandonou a corrida. Pouco tempo depois, Laffite teve um furo e despistou-se, entregando o quinto posto a Carlos Reutmann.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_OdzDc_7iVgB-jcVToW_lgOH8qRWbg7i9P_8g5djxYjFVhHwHr0LQJ-nocjMDepGmhyphenhyphen81oKrnr8tnioqcmtMDZZhjTlHI225b-3k5HpkWbxbiwEa3hJ1xF46BC8kU5v-EcgkYe-SrQdw/s280/Af.+Sul+79.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJeyWAU4BwRC8DEoWj7hUl0zHfbzwVe40UFRPeHfAae2MlHFW5cEMPJg2EqWjpkuWL4V1uTIH60q7raR5uZ9o0wd8cREPH-hXDuTF4EUTXSlLYELHIj9tczIN1YII8DhAh24l39DNBV94/s280/Af.+Sul+79+2.bmp)
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1979_South_African_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr316.html
http://www.almanaquedaformula1.com.br/2009/01/tnel-do-tempo-copersucar-f-6.html
(Copersucar- Fittipaldi F6)
Una vez mas gracias por tus interesantes artículos sobre historia de la f1.
ResponderEliminarNo te comento nada al respecto porque hay poco que comentar al se r noticias pasadas.
La verdad es que ese gran premio debió de ser muy pero que muy interesante.
¿Una pregunta te escribo en español o en portugués?
Un saludo.
En este caso en particular fue interessante, y yo hablo de ellos nel articulo.
ResponderEliminarCuanto al idioma, puedes escribir en español, porque lo comprendo. Si tu lees en portugues, porque no pudo leer en español?
Un saludo!