terça-feira, 24 de março de 2009

PTCC 2009 - A antevisão

No mesmo fim de semana em que começa o Mundial de Formula 1, começa também em Portugal, mais concretamente no Autódromo do Estoril, o campeonato nacional de Turismos, vulgo o PTCC. Numa temporada onde se verá uma grelha que rondará os vinte elementos, a grande novidade é o aparecimento de mais uma categoria, a 4, onde estarão presentes os carros de Grupo N, de tracção integral.


Para já, nessa categoria, estará apenas um carro, o de José Monroy, que correrá num Mitsubishi Lancer Evo IX. Monroy explicou o projecto na semana passada, quando foi apresentada à imprensa:

"Depois de um ano de 2008 pleno de dificuldades a nível orçamental, a razão da minha aposta este ano para disputar o PTCC 2009 na Categoria 4, nasceu do contacto feito a meio do ano passado pela Mitsubishi Portugal com a FPAK, sobre a hipótese de se colocarem os Mitsubishi EVO IX a correr no PTCC em condições muito especiais. Daí nasceu a regulamentação nacional da nova Categoria 4 (carros de tracção integral com homologação do Grupo N), que está já também a ser analisada pela FIA como eventual alternativa válida em relação ao WTCC, para 2010 ou 2011. Quando soube desta possibilidade, fiquei logo entusiasmado. E no final do ano passado houve um contacto da Peres Competições onde me mostraram motivação e interesse em que eu fosse um dos seus pilotos para a velocidade.E dado que já participei nas Categorias 1, 2 e 3 do CNV/PTCC, onde obtive 2 vice-campeonatos (Cat. 1 e 3) e o título na Categoria 2 (2008), decidi este ano optar por esta novidade na velocidade.", explicou.

Numa ronda onde vão estar inscritos 13 carros, mas que poder-se-ão juntar, brevemente, os Honda Accord Euro-R que eram da N.Technology, e que correram no WTCC de 2008, o actual campeão, César Campaniço, não vai estar presente em todas as rondas do campeonato, mas este fim de semana, no Estoril, estará inscrito, no seu BMW 320i, da categoria 1, para dar o seu melhor nesta ronda dupla, ou seja, vencer. Outros dois carros de categoria 1 estarão inscritos, um BMW 320i para José Pedro Fontes, e um Peugeot 407 S2000 para João Figueiredo.

No caso de Fontes, será um regresso às pistas, pois foi bi-campeão nacional de Formula Ford (1995 e 97) e de Velocidade (1999), e com o BMW 320i, preparado pela Sports & You, onde será um natural candidato ao título: "Espero um Campeonato muito competitivo, com corridas bastante difíceis. Eu vou ter uma fase inicial de adaptação, para além de que a maioria dos meus adversários conta com bastante experiência, mas isso não altera em nada o meu objectivo, que é o de lutar para ser Campeão".


Na categoria 2, composta somente por um modelo, o Seat Leon Supercopa, estão inscritos quatro carros. Gonçalo Manahu, Joffrey Didier, Patrick Cunha e Duarte Felix da Costa, este como um "onde-off", estarão presentes nesta ronda do Estoril.

A categoria 3 é a que tem mais inscritos: cinco. Nesta ronda do Estoiril estarão dois Renault Clio preparados pela Fabela Sport, para Fábio Mota e Pedro Silva, um Alfa Romeo 147, para Martine Pereira, um Honda Civic Type R para Filipe Monteiro, e por fim um Hyundai Coupé V6 para Nuno Batista.

No caso deste último piloto, é um regresso à categoria, depois de dois anos a competir em Espanha: "Sempre tive vontade de regressar, e, em boa verdade, nunca quis fazer corridas fora de ‘portas’. Só o fiz porque os custos/competitividade que existiam por cá não eram apetecíveis. Agora que o PTCC permite que o meu carro possa alinhar, esta é uma opção que faço de bom grado", disse Batista, que acrescentou mais sobre a competição em si: "Considero que o CPC é o expoente máximo da velocidade nacional, tem tido uma boa adesão nos últimos, bem como uma boa promoção. Como exemplo fica o facto de ter transmissões televisivas em directo, o que é sempre bom para a modalidade e também para os patrocinadores", concluiu.

Para outro dos pilotos desta categoria, Martine Pereira, o piloto que guiará o Alfa Romeo 147 preparado pela Miranda Competições, tem a vitória na categoria como a sua maior ambição: "O PTCC é o expoente máximo da velocidade nacional, aqui estão certamente os melhores pilotos da especialidade. Espero estar à altura de poder lutar pela vitória em todas as provas, só assim será possível poder chegar ao título. Contudo, tenho consciência que a tarefa não será fácil, tendo em conta os adversários muito experientes e com os mesmos objectivos, com carros muito equilibrados e com andamentos muito iguais, por isso, errar será preponderante em cada corrida. Confio nas minhas potencialidades e nas excelentes performances do Alfa Romeo 147", disse.

Para finalizar, pode-se dizer que a temporada de 2009 do PTCC contempla seis jornadas duplas pontuáveis para o Campeonato e duas pontuáveis para a Taça de Portugal. Realizarão-se duas jornadas no Circuito do Estoril, outras duas no Algarve e ainda outras duas em Braga. As restantes serão em Vila Real e no Circuito da Boavista, esta última aquando da realização do WTCC.

Calendário de Provas:

28 e 29 de Março - Estoril
25 e 26 de Abril - Braga
16 e 17 de Maio - Portimão
13 e 14 de Junho - Estoril
4 e 5 de Julho - Boavista (Taça de Portugal e WTCC)
25 e 26 de Julho - Vila Real (Taça de Portugal)
12 e 13 de Setembro - Braga
7 e 8 de Novembro - Portimão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...