Começou em paragens brasileiras o Mundial de WTCC de 2009, e cada vez mais ficamos com a certeza de que isto arrisca a ser um mundial dividido em dois: o Mundial Seat e o dos outros. Dos cinco carros oficiais da marca espanhola que alinharam nesta primeira jornada dupla, só não ficaram com a pole-position da segunda corrida, pois de resto... monopolizaram tudo: vitórias e pódios em ambas as corridas.
Na primeira corrida, a tarefa da SEAT ficou facilitada logo no arranque, quando o BMW de Jorg Muller, o melhor dos outros, bateu com o Chevrolet de Alain Menu. Dai para a frente o Campeão do Mundo, Yvan Muller, Jordi Gené, Rickard Rydell e Gabriele Tarquini rodaram descansados até à bandeirada de xadrez, tendo cortado a linha de meta por esta ordem.
Quanto a Tiago Monteiro, o piloto português teve uma prova mais complicada, perdendo um lugar para Nicola Larini logo no arranque. O piloto português viria a recuperar o quinto posto no reinicio da corrida, depois do Safety-Car ter entrado em pista devido ao despiste de Stefano D’Aste, mas, com dois erros de pilotagem, acabaria por cair para o oitavo posto final.
Isto seria o suficiente para partir da pole-position na segunda corrida, mas os organizadores penalizaram-no em 30 segundos, quando tentou passar o BMW de Augusto Farfus ainda com o safety-car em pista (tal como o Chevrolet de Nicola Larini e o Lada de Jaap van Lagen), logo, caindo para a oitava fila da grelha, mais concretamente da 16ª posição.
A segunda corrrida começou atrasada devido à chuva diluviana que se abateu na pista brasileira, o que fez atrasar a sua partida em cerca de 15 minutos. Com as penalizações da primeira corrida, o primeiro a partir na grelha foi o espanhol Felix Porteiro, num BMW independente. Com a pista molhada, a partida foi dada atrás do "safety-car" nas duas primeiras voltas, e depois, com a relargada, foi a BMW (que detinha as quatro primeiras posições da grelha) a tentar aguentar o ataque dos Seat TDi.
Em menos de duas voltas, Gabriele Tarquini passou três BMW's, e no inicio da quinta volta, o italiano assumiu a liderança e "foi-se embora". Duas voltas mais tarde, os três Seat já ocupavam os três primeiros lugares: Tarquini, o sueco Rykard Rydell e o espanhol Jordi Gené. E falamos de um carro penalizado em 18 cavalos com os restritores impostos pela concorrência...
No final da corrida, os quatro Seat ocuparam os quatro primeiros lugares, com o alemão Jorg Muller, da BMW, a ser o melhor da concorrência, na quinta posição. Augusto Farfus, Felix Porteiro e Tom Coronel, o holandês do Seat Leon a gasolina, ficaram com os restantes lugares pontuaveis. Quanto a Tiago Monteiro, entalado entre os Chevrolet, acabou na 12ª posição.
Pena o Tiago ter sido penalizado, poderia ganhar a 2ª corrida.
ResponderEliminarGrande Abraço!
Kimi_Cris
Gran artículo sobre la WTCC. Gracias por la infomacion.
ResponderEliminarNo es una categoria que suela seguirla pero no esta nada mal.
Un saludo.
espero que as outras provas mostrem o contrário, mas o Tiago parece mesmo ser o elo mais fraco da Seat...
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