O PTCC, equivalente português ao campeonato mundial de Turismos, teve este Domingo no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, a sua segunda jornada dupla. Esta jornada visava, entre outras coisas, saber quando dos dois lideres do campeonato, Duarte Felix da Costa, no seu Seat Leon Supercopa, e César Campaniço, no seu BMW320i, iria desempatar e sair da Cidade dos Arcebispos com o comando do campeonato na mão.
Nos treinos, o melhor foi Patrick Cunha, no seu Seat Leon, que levou a melhor sobre Duarte Felix da Costa e César Campaniço. Cunha fez 1.22,393 segundos, quase meio segundo melhor do que Felix da Costa. Depois de Campaniço, no terceiro posto, ficou o Peugeot 407 S2000 de João Figueiredo, enquanto que na terceira fila ficaram o BMW 320i de José Pedro Fontes e o Seat Leon Supercopa de Joffrey Didier.
Na primeira corrida da tarde, Cunha partiu bem, com Felix da Costa logo atrás e José Pedro Fontes a curvar em terceiro. João Figueiredo levou um toque de Gonçalo Manahu e desistiu na hora. Entretanto, logo atrás, José Monroy, com o seu Mitsubishi Lancer Evo IX, começa a fazer uma corrida de recuperação, passando de sétimo ao segundo posto em poucas voltas. Ao mesmo tempo, Patrick Cunha tem problemas de direcção e vê-se obrigado a desistir, deixando Duarte Felix da Costa isolado no comando da prova.
À medida que as voltas passam e Monroy chega ao segundo posto, começa a impor o seu ritmo e a aproximar perigosamente de Felix da Costa. Na 12ª volta, estava muito perto de lutar pelo comando, quando o turbo do seu carro falhou, e viu-se obrigado a baixar o ritmo. Foi ultrapassado pelo trio Fontes/Campaniço/Didier e acabou a corrida na quinta posição.
Até ao final da corrida, José Pedro Fontes aguentou os ataques de Campaniço, enquanto que Joffrey Didier observava-os de perto, apostando num erro de ambos os pilotos, algo que não veio a acontecer. No final, Duarte Felix da Costa comemorava a sua segunda vitória no campeonato, com José Pedro Fontes e César Campaniço a completarem o pódio.
"Fiquei atrás do Patrick Cunha no arranque, ele estava muito rápido. Entretanto ele desistiu e fiquei sozinho até perceber que o José Monroy se estava a aproximar preigosamente, mas também ele acabou por ter problemas. Depois tive de controlar o resto da corrida, mas muito atento ao escape do carro que não estava bem.", disse Felix da Costa no final desta primeira corrida.
José Pedro Fontes considerou que a luta com Campaniço foi "dura e dificil, mas leal", enquanto que Campaniço afirmava que, primeiro "tentei evitar confusões na pertida e acabei muito atrás, quando o José Monroy me passou, fiquei em sexto e nem sabia o que fazer...", para no final da corrida ter recuperado o ritmo e ter feito "tudo para tentar passar o José Pedro Fontes, mas a pista é pequena e não deu."
Na segunda corrida da tarde bracarense, com a grelha invertida para os oito primeiros, César Campaniço era o que tinha melhores hipóteses de chegar à liderança, o que aconteceu pouco depois da partida. Atrás de si tinha o outro BMW 320i de José Pedro Fontes, que após metade da corrida, se aproximou bastante de Campaniço. Contudo, as coisas não se alteraram, e Campaniço alcançou a sua segunda vitória do ano, e beneficiando do quarto lugar de Duarte Felix da Costa, é agora o novo lider do campeonato. José Monroy, no seu Mitsubishi Lancer Evo IX, levou o seu carro á terceira posição final.
"Sabia que o arranque era de primordial importância para o resultado final. Depois de ocupar o primeiro lugar procurei manter-me concentrado e a impor o meu ritmo, pese embora os ataques do Zé Pedro Fontes me terem obrigado a forçar um bocadinho", disse Campaniço, o actual campeão em título.
Já José Pedro Fontes estava satisfeito com mais um pódio em Braga: "Arranquei bem e mantive-me na luta. Penso que os resultados deste fim-de-semana foram óptimos tendo em conta o número de anos que estive afastado das pistas. Agora vamos para o Algarve, uma pista que desconheço por completo, mas à qual espero adaptar-me rapidamente para manter esta senda de bons resultados", afirmou.
Já José Monroy estava nitidamente feliz com o resultado, depois da desilusão da primeira corrida: "Fiz um bom arranque mas depois um desentendimento com o Zé Pedro e César fez-me perder posições. Ainda me aproximei da frente mas depois achei por bem não arriscar. Foi um óptimo fim-de-semana para nós", afirmou.
O PTCC vai agora a Portimão, onde entre 15 a 17 de Maio se realizará a terceira jornada dupla no novo Autódromo Internacional do Algarve.
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