A segunda etapa do Rali de Portugal demonstrou o costume: o francês Sebastien Löeb assumiu o comando da prova e construiu uma liderança sólida que lhe permite controlar o andamento e partir para a etapa final com fortes hipóteses de conseguir o seu quarto triunfo em tantas outras provas do Mundial deste ano.
A liderança do francês ficou decidida quando o então lider, Mikko Hirvonen, estava encarregado de abrir a estrada, e a gravilha solta nas classificativas do Alentejo e Algarve fez com que perdesse tempo em relação á concorrência. Löeb alcançou a liderança nas duas passagens pela classificativa de Almodôvar. Agora, o francês tem uma vantagem de 26,8 segundos sobre o finlandês da Ford.
"Foi um dia muito bom para mim. Senti o carro muito bom, puxei mais e pude construir esta diferença. Tenho uma boa vantagem, mas não muita. Estou muito contente. Não podia pedir mais", afirmou o piloto da Citroen no final da 13ª classificativa do rali a Vascão 2.
Pelo contrário, Mikko Hirvonen confessou que apesar de ter dado o máximo, não foi o suficiente para manter a liderança: "Dei o meu máximo, amanhã vai ser um dia muito longo e vamos tentar lutar. É tudo o que podemos fazer. Não vou abrir a estrada e pode ser benéfico", concluiu.
Atrás de Hirvonen, o actual terceiro classificado é o espanhol Dani Sordo, que viu o seu dia marcado por um pequeno erro numa especial da manhã, que lhe custou muitos segundos e o segundo lugar. Agora está a 29,6 segundos do piloto da Ford, e Sordo sabe que para tentar alcançar o segundo posto vai ser uma tarefa muito difícil. No quarto posto está o norueguês Petter Solberg, no Citroen Xsara WRC, mas está a um minuto de Sordo, completamente isolado e a fazer a sua corrida, pois o quinto classificado, o Stobart-Ford de Matthew Wilson, está também a mais de 1 minuto e 22 segundos de Solberg.
Na categoria de Produção, Armindo Araújo é o lider, com um avanço de mais de dois minutos sobre Eyvind Brynildsen. Mas o dia começou mal, pois perdeu mais de dois minutos para ele e foi batido na liderança. Contudo, à medida que as classificativas passavam, Araujo construiu um ritmo elevado, mas consistente, que lhe permitiu apanhar o piloto sueco (antes deste se despistar e desistir) e assumir a liderança do rali, sendo agora não só o melhor na sua categoria, como o melhor português, na 13ª posição da Geral.
"Como sempre disse, nunca me preocupei com os outros, com todo o respeito por eles, fiz o meu próprio rali e isso parece que está a dar resultados", começou por dizer o piloto no final da derradeira especial do dia. "Esta é a pior parte do rali. Com dois minutos de avanço, agora começo a ouvir todos os pequenos barulhos do carro. Estou muito feliz mas temos de ter calma", explicou o piloto de Santo Tirso.
O dia fica marcado pelo grave despiste do holandês René Kuipers, que a bordo de um Ford Focus, foi vitima de um acidente de viação entre as especiais 12 e 13 do Rali, quando chocaram de frente com outro veículo. Ambos tiveram de ser desencacerados pelos bombeiros, e o seu navegador, Erwin Berkhof, foi transportado de helicóptero para Lisboa, devido à extensão dos seus ferimentos. Outro acidente grave no dia de hoje occorreu na especial de Almodôvar, quando o francês Yoann Bonato, no Suzuki Swift do JWRC, saiu de estrada e atropelou um fotógrafo espanhol, fracturando-lhe um braço e as duas pernas, sendo transportado de helicóptero para o hospital.
P.S: As fotos do Armindo Araujo e do René Kuipers pertencem ao Kimi_Cris, do Galáxia-F1, que está este fim de semana a acompanhar o Rali de Portugal "in loco" e a tirar as fotos dos pilotos nas passagens pelas classificativas. Como sempre, não deixo de os aconselhar a ir ao blog dele para verem estas e outras fotos, e lerem as suas impressões sobre o que anda a passar-se por lá.
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