![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEim0s__g4yrCOZRk3MschlKS8Gx6zdxt4y2T8WEiRuNbaP2M9kakrUWd47ruzHrRcaeDuo9ql3jyQGNNWV4Pu1OlC8zeZluEblUbas4mtnTY1TRsWmHPqn2HjMxyrbDqDyNaXH4gj5OqPKk/s280/Belgica+74+6.jpg)
Desta vez, havia mais um punhado de estreias de pilotos e algumas máquinas. Primeiro pelas máquinas: a Ensign voltava à ribalta, com o australiano Vern Schuppan, com o patrocínio de um tal Teddy Yip, um magnata dos casinos de Macau e grande entusiasta do automobilismo. Era a primeira entrada de Yip no mundo da Formula 1, e que iria demonstrar a sua presença nos dez anos seguintes. Em contraste com o regresso da Ensign, Chris Amon decidiu não participar com a sua equipa nesta corrida para tentar reparar os defeitos da máquina criada pelo piloto neozelandês.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyTe6TV7HrevUETNBf86cozTvzhwRXfdBnHQ3i7OfgQYbrh4vhSZWNWwMi0CpP9NDOKam6QWtrjibaXCK5oasgqF32_oTYQnYdONmmxd3nGRNWjeG1m78n0P-33RXz_Gm4-aMhUIFploYr/s280/Belgica+74.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxuK1cOP30M4X6KXtLKy-jz0rGQMWLzQnC_ZJ1msjbZkOuiyhqDy8C9bXczje2PVbCAwE-KXkcNpvDyo6h6-aBg-bNQpOfxnWXVesRUOvkHUc8EHzVFKL8YHuQZkRanWKvCXOmJzLin_U4/s280/Belgica+74+2.jpg)
Na Iso-Marlboro, Frank Williams tira o dinamarquês Tom Belso do segundo carro e coloca lá o holandês Gijs Van Lennep, um excelente piloto na Endurance, mas com participações esporádicas na Formula 1.
Feitas as devidas alterações no pelotão, os treinos do Grande Prémio belga deram a Clay Regazzoni a pole-position para as cores da Ferrari, que tinha dado… um segundo de diferença a Jody Scheckter, que demonstrava no seu novo Tyrrell 007 que tinha capacidade para estar nos lugares da frente. Mas o tempo do suíço, numa altura em que as cronometragens eram manuais, foi visto com enorme desconfiança, pois os restantes dez pilotos ficaram separados por menos de um segundo…
Na segunda fila ficaram o segundo Ferrari de Niki Lauda e o McLaren de Emerson Fittipaldi, e na terceira estavam o Lótus de Ronnie Peterson e o Iso – Marlboro de Arturo Merzário. Logo depois, nas sétima e oitava posições, respectivamente, tinham ficado o BRM de Jean-Pierre Beltoise e o Surtees de José Carlos Pace, e a fechar o “top-ten” ficavam o Hesketh de James Hunt e o March de Hans Stuck. Jacky Ickx era um despontador 16º com a sua Lotus, enquanto que Carlos Reutmann tivera problemas nos treinos e iria arrancar da 24ª posição da grelha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIE3dtQM1NpjLgOTH_Xn6Tcu76dbQlU2xb7LzjPU_-dvDUIzmR9nx65FNU92PeBypdsnO04HB2Y49GCO9MnvxKMha36TrMo-9-dMDaPJ_PbPxD_Wdd_iekPvS3qoQrG6uqmQsC25jznI7g/s280/Belgica+74+4.jpg)
A ordem fica um pouco estabilizada até que os líderes começam a ultrapassar os pilotos mais atrasados. Nessa altura, os três pilotos da frente começaram a ter os seus problemas com eles. Lauda hesita quando tenta dobrar um atrasado, e o sul-africano da Tyrrell, que vinha logo atrás, ultrapassa-o. Sete voltas depois, Lauda pressiona Scheckter e recupera a posição perdida.
Entretanto, Peterson para na boxe com problemas de travões, atrasando-se irremediavelmente, e desistiu mais tarde na corrida, com uma rotura no tanque de combustível. James Hunt atrasou-se e depois desistiu na volta 45 quando a suspensão cedeu, causando um despiste. Por essa altura, Regazzoni cometera um erro e deixara passar Emerson Fittipaldi para a liderança. Pouco depois, Lauda passou o seu companheiro e passou ao ataque à liderança, tentando desalojar o piloto brasileiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3346vJMtvT_w1N5rdZ5DyKbfYh4efYG9WC9uvTKxd7hyphenhyphen0rnuR7fc0n7f9vUU0_04LHMZhzlKyzx4L6NdIq5SnlAwdsZxQmPLJpykzw4JWNpiAs1nZPuAzfLdTmlGRNnKUr8sUTsgh5N8Y/s280/Belgica+74+5.jpg)
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1974_Belgian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr240.html
http://www.f1rejects.com/teams/token/profile.html (equipa Token)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...