Nunca um primeiro dia de ralis foi tão tático como o de hoje, principalmente quando se sabe que amanhã, o piloto que parte na frente terá desvantagem sobre os seguintes, pois abrirá a estrada e apanhará mais sujidade, o que os fará ser mais lentos do que os seus concorrentes. E essa posição ingrata que está neste momento o finlandês Jari-Matti Latvala, no final da primeira etapa, pois é o actual lider, a 39,8 segundos do seu companheiro, Mikko Hirvonen.
Mas as coisas começaram logo na partida, quando Daniel Sordo penalizou 30 segundos, passando a partir dois lugares mais atrás e "obrigando" Mikko Hirvonen a partir logo atrás de Sebastien Löeb. Nos troços italianos, os primeiros na estrada perdem bastante tempo com a "limpeza" dos pisos, e as tácticas foram levadas ao limite... entre Löeb e Hirvonen. Sendo o sétimo a partir na estrada, Jari-Matti Latvala subiu naturalmente para a liderança da prova, com Loeb e Hirvonen sempre muito juntos.
No derradeiro troço, as coisas chegaram a um extremo: Löeb parou cerca de 10 segundos antes da tomada de tempo para ficar atrás de Hirvonen, e este fez o mesmo, mas na Ford falharam incrivelmente as contas e Hirvonen sairá na... segunda posição nos troços de amanhã. Apesar de estarem dois Ford Focus na frente, os seus pilotos pouco satisfeitos, pois o terceiro classificado, que é Sebastien Löeb, terá os pisos quase "limpos" e terá uma dia para preparar... mais um triunfo. Será?
Petter Solberg é quarto, com o seu datado Citroen Xsara WRC, seguido do jovem prodigio russo Evgueny Novikov, (18 anos de idade!) no Citroen C4 WRC e o Ford Focus da Stobart-Ford, pertencente a Henning Solberg. Em sétimo anda Mads Odsberg, que tem como navegadora... a sua namorada! Daniel Sordo fecha os pontos.
Na Produção, Patrik Sandell é o lider no seu Skoda Fabia s2000, seguido por Patrik Flodin, pelo qatari Nasser Al Attyah e pelo português Armindo Araujo, no seu Mitsubishi Lancer Evo X. Não foi um dia fácil para ele, devido a algumas quebras de potência no seu motor, mas agora está a apenas 16,2 segundos do lider, e se aquilo que sucede com os WRC for verdadeiro, então Araujo tem boas hipóteses nos troços de amanhã.
“Foi uma boa etapa para nós. De manhã éramos os primeiros depois dos S1600 e como eles têm linhas diferentes das nossas íamos a limpar a estrada para os nossos adversários. Ainda apanhei um adversário mais lento num dos troços, o que me fez perder alguns segundos. Da parte da tarde fiquei sem o spray do intercooler, o que não permitia o arrefecimento do motor. Por essa razão na última especial do dia houve mesmo algumas quebras de potência”, afirmou o piloto de Santo Tirso.
Amanhã o dia vai ser de novo longo e duro: “Vai ser muito duro. Está mesmo muito calor, dentro dos carros chega aos 60º. As especiais de amanhã são mais lentas e técnicas e o facto de estarmos em quarto permite-nos controlar melhor o andamento dos adversários. Estamos todos muito rápidos e vamos ver como as coisas vão correr amanhã”, concluiu.
O outro português em prova, Bernardo Sousa, teve uma etapa cautelosa mas que deu os seus frutos, isento de problemas no FIAT Punto S2000 está em 5º do PWRC. Amanhã a prova continua nas estradas de terra sardas.
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