Sendo assim, passamos para a pista. Sabia-se que a Red Bull poderia desafiar o dominio da Brawn GP, especialmente agora, que mostrava uma nova frente e outras novidades aerodinâmicas, que esperavam eles, pudesse conquistar os segundos que faltavam para superar os Brawn GP. E nos treinos livres de ontem, mostrou-se que estava em forma. Mas esta manhã, na terceira sessão livre, os Williams dominavam a primeira fila, demonstrando que tinham um chassis bem equilibrado para hoje. Isso significaria que poderiamos ter o equilibrio do costume, numa pista seca, mas fria, devido ao instável tempo britânico...
A primeira parte da corrida mostrou que os Williams até estavam bem afinados, mas a Red Bull e a Brawn GP também mostravam as suas garras, com curiosamente... Rubens Barrichello a ser bastante melhor do que Jenson Button. Aliás, iria ser assim durante toda a qualificação. Mas esta Q1 ficou curta demais após o forte acidente de Adrian Sutil, que destruiu o seu Force India. Assim, por causa disso, Lewis Hamilton não teve uma boa chance para melhorar o seu tempo e ficou de novo na Q1, com o 19º e último tempo. Incrivel, mas real! O campeão do mundo partirá da última fila da grelha para amanhã.
Recolhidos os destroços, passou-se para a Q2, onde continuou o duelo a três, com o melhor a ser... Kazuki Nakajima, da Williams. Mas Vettel e Webber não andavam muito longe e estavam dispostos a sair de Silverstone com o melhor resultado possivel e bater a Brawn. Nessa altura, já tinham Jenson Button em lugares que ainda não tinha pisado esta época... no final da Q2, com os Williams, Toyota, os Brawn, os Red Bull, o Ferrari de Kimi Raikonnen e o Renault de Fernando Alonso a ganharem o direito de correr nos últimos dez minutos dos treinos, outros como Felipe Massa, Robert Kubica, Heiki Kovalainen, Nelson Piquet Jr. ou Nick Heidfeld, o treino terminava ali.
E nos dez minutos finais, os mais leves tentaram o seu melhor para ficar com o melhor lugar à partida, e aí, os Red Bull deram todo o seu potencial. Sebastien Vettel não deu hipóteses à concorrência, e Mark Webber tenhou acompanhá-lo, com a concorrência de Rubens Barrichello. Mas depois de calçar um último jogo de pneus, o jovem piloto alemão levou a melhor e conseguia a sua quarta pole-position da sua carreira, terceira para a Red Bull.
"Foi um fim-de-semana fantástico. Não tivemos quaisquer problemas desde o inicio do Grande Prémio. As novas peças que trouxemos para o carro funcionaram em pleno", começou por dizer o jovem piloto alemão, visivelmente satisfeito com a sua 'pole'. "Na Q3 fiz tudo bem e penso que fiz a melhor volta do fim-de-semana, dei o máximo e até fiquei surpreendido com a minha própria rapidez. Esteve perto da perfeição", acrescentou.
Quanto a Rubinho (1B para o Groo), que larga da primeira fila mais uma vez, e agora à frente de Button, era um homem feliz, embora sem ter conseguido fazer a "pole-position": "Estou muito satisfeito com este resultado. Foi um fim-de-semana muito difícil, os Red Bull estão a fazer um grande trabalho e vão ser difíceis de bater amanhã. Penso que na Q3 fiz a minha melhor volta do grande prémio, tenho mesmo que confirmar se respirei ao longo de toda a volta", afirmou o brasileiro da Brawn GP, que ainda teve tempo para gracejar com a sua prestação. "Vai ser difícil bater os Red Bull mas é para isso que cá estou", concluiu o paulista.
Mas o espírito de Mark Webber, o terceiro classificado, era radicalmente diferente dos outros dois. Especificamente devido ao facto de Kimi Raikonnen, aparentemente, lhe ter estragado a sua volta mais rápida. E como é australiano, não foi meigo: "Podia ter sido melhor, mas apanhei o Kimi na minha última volta, não sei bem o que é que ele estava a pensar, se estava a dormir ou a beber vodka, mas ele devia estar fora da trajectória e não estava. Consegui uma boa volta ainda assim, cumprimentos ao Sebastian e à equipa pelo excelente trabalho. Vamos tentar ter uma boa corrida amanhã", afirmou.
E amanhã, 60 voltas nos esperam em Silverstone. Será, aparentemente, a última corrida neste mítico circuito inglês. E digo aparentemente, porque com as novas perspectivas da Formula 1, poderá ter ganho uma segunda vida... Ah, e pode ser que chova!
Que pancada do Sutil... Deus do céu...
ResponderEliminar