Não levem isto muito a sério, mas o jornal inglês The Guardian revelou hoje aquilo que poderá ser um ensaio de um calendário FOTA para 2010, demonstrando talvez que o plano para abandonar a Formula 1 é para ser levado a sério.
E neste novo calendário tem várias novidades: a inclusão dos principais circuitos que estão no calendário da FIA, como Mónaco, Monza e Silverstone, na Europa, Singapura, Sepang, Suzuka e Abu Dhabi, na Asia e Médio Oriente. E haveria regressos, como Buenos Aires, na Argentina, Imola, Jerez e Magny-Cours, na Europa e Cidade do México, Montreal e Indianápolis, na América do Norte.
Também haveria novidades absolutas: Helsinquia, Surfers Paradise. Lausitz e... Portimão. Sim, Portugal está nos planos da "New Formula", ou Formula FOTA, se quiserem. As excluídas? Brasil, Malásia, Barhein, China e Turquia, para começar.
Mas para ser honesto, este esboço de calendário deve ser recebido com reservas. Mas saber que por fim, ver que Portugal está a um passo de regressar à elite do automobilismo, apesar de ser num campeonato rebelde, é uma boa noticia.
Eis o hipotético calendário da FOTA para 2010:
3 de Março - Argentina (Buenos Aires)
21 de Março - México (Hermanos Rodríguez)
11 de Abril - Espanha (Jerez)
25 de Abril - Portugal (Portimão)
2 de Maio - Itália (Imola)
23 de Maio - Mônaco (Monte Carlo)
6 de Junho - Canadá (Montreal)
13 de Junho - EUA (Indianápolis)
1 de Julho - Inglaterra (Silverstone)
25 de Julho - França (Magny-Cours)
15 de Agosto - Alemanha (Lausitz)
29 de Agosto - Finlândia (Helsinquia)
12 de Setembro - Itália (Monza)
26 de Setembro - Emirados Árabes (Abu Dhabi)
10 de Outubro - Cingapura (Marina Bay)
24 de Outubro - Japão (Suzuka)
8 de Novembro - Austrália - Adelaide ou Surfers’ Paradise
Esse calendário, caso verdadeiro, muito me agrada; lamento apenas a saída do Brasil. Como seria perfeito (pra mim ao menos) a prova no Brasil mas em Jacarepaguá...no entanto o circuito foi ferido de morte e o Brasil excluído.
ResponderEliminar25 de Abril - Portugal
ResponderEliminarQue bela data que eles escolheram xD
Não sei se será este o calendário mas é certo que com o aparecimento de mais uma categoria, Portimão terá chances de albergar mais e maiores provas de automobilismo.
Cara sabe o que penso sobre isto?? Duas coisas: Creio ser tudo "charminho" do pessoal da FOTA e Max Mosley para serem notícia em mídia e depois tem um contratempo. Este campeonato será um campeonato "pirata" sustentado (até quando???) pelas montadoras (que só visam a lucro) e afinal, o piloto será campeão de uma liga e não da f-1 "oficial" da FIA, DÁ prá entender??? Será como aqueles campeonatos da F-Aurora da England enqujanto houver patrocinador; em todo caso será ruim para todos a divisão da f-1, será pior que o que aconteceu à f-indy(cart ou champcar).
ResponderEliminarSpeeder, já parou pra conferir as datas das provas?
ResponderEliminarA abertura do campeonato será em 3 de Março, uma... quarta-feira.
Tem prova na segunda-feira, na quinta-feira...
Ou fizeram um calendário totalmente "nas coxas", como se diz aqui no Brasil, ou definitivamente isto é mais um fake da FOTA.
Abraço!
Hugo:
ResponderEliminarSei disso, dái ter dito que isto devia ser lido com reservas, pois nada foi "assoprado". Sei que a FOTA vai anunciar algo dentro de um mês, por alturas do GP da Hungria.
Isso dá um mês para preparar algo... mas sei que existem proprietários de circuitos, um pouco por todo o mundo, que estão dispostos a correr nesse campeonato paralelo. Como Abu Dhabi, por exemplo...
Grande Premio da Filandia é muito bom não sei porque a FIA não colocou a Filandia no calendario. E um calendario otimo porque tem provas na America e uma pena que não te o Brasil na lista. FIA deveria respeitar a America.
ResponderEliminar