![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8IIqVtjsY9sSWVZXcWb-7FTruQ8GWIJhb43s8dT5JUqhsry807qmeEnm9Ru0csdVamOmkfsWRtzEZei67Pi9oyQth0siMfwV5S0kLggUHSnrzDXlhM73QfWaPsNXdgr1Ncc8PMFRQYSD8/s280/Casco+Speeder.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiot3qSrtE5W3Ju8Qa_yaorgGhKc0SxuLkBoIDHDsZ3hUmYMDzSy2ohJDT4GJg2ls01RLjn2cAlx1dBnWhttAcg3SP6AWM5LLWHhKRzpvNp1gzIS6WL0x5bdUQunhNSvxuYYjIJdFMQybCp/s280/FIA+17.jpg)
Com o acordo da semana passada entre as equipas agrupadas na FOTA e a FIA, após a separação anunciada no fim de semana do GP de Inglaterra, julgava-se que Max Mosley ficaria caladinho até se retirar calmamente da presidência da FIA, em Novembro. Mas as circunstâncias desse anúncio foram ofensivas para o próprio Mosley, que ameaçou quebrar o acordo e voltar a recandidatar-se. Primeiro, exigiu desculpas públicas a Luca di Montezemolo, e depois gritou algo e bom som que se calhar, poderá recandidatar-se.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIH0IWpD4f1OvITvijiZQ1gFXmgPCnYUkaCUZx-gluRD9Q3yCpigawT3bfGVDnGD81VtR61NeWWcIUaBI8MLr0IjRZEDz5LyCxSZbVt9xJODYnhnUK8TAtX1mgKokm5LBp61TFAo0h4gL0/s280/Tio+Max+14.jpg)
"Estou a ser pressionado de todo o mundo para me recandidatar. Eu não queria, pois sinto-me um pouco velho demais. Quando comecei, tinha idade suficiente para ser pai de alguns jovens pilotos, agora tenho idade para ser avô deles. Não me sinto velho, mas pareço. Desse ponto de vista é preciso alguém com outra imagem.", declarou.
Teme-se o regresso dos fantasmas, é certo, mas o facto de esta semana as coisas estarem um pouco mais paradas em termos de “declarações bombásticas” pode querer dizer que Mosley já estará um pouco mais calmo. Ou então a preparar outra, dado que desde Segunda-feira se começou a falar “à boca cheia” no nome de Jean Todt como potencial candidato a presidente da FIA. Ainda por cima, tem a bênção do “Mad Max”. Mas a FOTA, incluindo a própria Ferrari, já disse que quer alguém “neutro”, ou seja, ninguém que tenha a ver com as equipas, o que excluía Jean Todt. Porque senão, até o Ron Dennis seria possível candidato…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMOzqD9YcucSAN0p7JTV7BA6ffXA_mKUbAmZ2k68Sk7EgwZLYGDJZ8h6T1HMcyX3hPP1BToEt5vheScOuGkz4mFk3oFfRy3YDxRYzTYNjGZkj9g59NZK0HGU74rg-HEBu_SPFJuklgFsTf/s280/Pol%C3%B3nia+09.jpg)
Este fim-de-semana, o Mundial de Ralies passou pela Polónia, que volta a receber uma prova pela primeira vez em 37 anos, e pela segunda vez consecutiva, Mikko Hirvonen vence um rali nesta temporada. E pela segunda vez consecutiva, Sebastien Löeb tem um acidente que o deixa fora de prova. Mas se no caso da Acrópole, os danos eram irreversíveis, no caso polaco, pode voltar através do método “SuperRally”, onde fez um resto do rali demolidor, para terminar no sétimo posto final e conseguir dois pontos para o seu pecúlio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhc8jB0qO1VhatpDkqD6YAtyUOggE0zij4CeU97j_4fpwKI2jBv90xCqmPjPOSDZx2s3FUdjuTZxtn9zSzIJtJhqcl04zOyNcMm1uQLMD_wMGZoysPvaS_dvZVWvZxKpDMc-xdoBVZ6NVfq/s280/Pol%C3%B3nia+09+5.jpg)
Muitos afirmam que Latvala está ali há tempo demais, e não consegue guiar de outra forma senão de “pé a fundo”. Mas se ele quisesse correr com Latvala, já teria corrido há muito mais tempo com o seu filho Matthew Wilson da Stobart-Ford, não é?
Mas eis algo completamente inesperado: no final do Rali da argentina, há dois meses atrás, esperávamos que isto seria um passeio francês, e fazia-se apostas para saber em que rali Sebastien Löeb iria levar o seu sexto ceptro consecutivo. Agora, com duas meros deslizes do francês (e respectivas vitórias do seu maior rival), o campeonato voltou quase á “estaca zero” e Mikko Hirvonen é o novo líder do campeonato. E o próximo rali, que correrá em terras finlandesas, poderá dar ainda mais avanço, pois ele está em casa, e 90 por cento das vitórias nas rápidas classificativas do antigo Rali dos 1000 Lagos pertenceram a pilotos da casa…
Mas agora toda a gente sabe que este campeonato vai ser decidido no lugar que merece: em Gales, no próximo mês de Novembro!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4ZUvE67YKglGmUcj8qOdMGa_2mvog7Kt-Rwcz-Vtkv7_cK_zLBrFhub3A6A0BDz7VgaQEg25ai1xcg9pBsacis2LZY23NQkgkRoPaff5qK2w8mlhdEFA38YTi3XoAhlgMuumGdkmDwEdF/s280/Indy+09+3.jpg)
Poucos dias depois da IRL correr em mais uma oval chata, onde venceu o neozelandês Scott Dixon, o homem por detrás da série desde a sua criação, em 1996, e proprietário da Indianápolis Motor Speedway, Tony George, saiu de cena depois de quase 15 anos à frente da competição. George foi “posto na reforma” pelas suas três irmãs, após ter visto que investiu mais de 300 milhões de dólares para sustentar a série, o que numa altura de crise económica, é muito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJAf1nwyCVuEVpXuMqoY1lFG12Pi1ctkgbtL-Dd_lnjPvCDGAc3tPGeKuuRFcXXGCA6I9bUm4i0HzK_fxotXbVMVMAfzgwj3kaDjbJ_XxucVvRsRtaFF_qyWaiG1oEoHx-9-rybHw3inMm/s280/800px-TonyGeorgeMay2007.jpg)
Ainda é cedo para se pensar a longo prazo, para saber se a categoria será bem sucedida ou sobreviverá à era pós-Tony George, mas os vários cenários desenhados no momento em que se soube do afastamento, passam por desde a compra da CART pela família France (fundadora e dona da NASCAR) até à auto-sustentação por parte das equipas principais, como a Andretti-Green, Chip Ganassi, Newman-Haas e Penske. Em tempo de crise, ver-se-á quem são os mais fortes.
Outra boa hipótese é a internacionalização das séries. Fala-se de uma expansão para o Brasil e para a Europa, em 2010, mas por agora, nada é certo. O que interessa agora é que no próximo fim-de-semana, depois de sete provas consecutivas em ovais, passa-se agora a correr num circuito convencional, neste caso em Watkins Glen, nos arredores de Nova Iorque. Vamos a ver como será agora, no regresso da competição aos circuitos tradicionais…
E pronto, não há muito mais a dizer. No próximo fim-de-semana, vamos ter provas “a rodos”, muitos dos quais no circuito português da Boavista. WTCC e PTCC, para começar… até para a semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...