Pelos vistos, parece que a tensão entre FIA e FOTA está para durar. Com as equipas reunidas em Nurburgring para discutir os aspectos técnicos para 2010 (as equipas FOTA, mais Williams, Force India e as três novas - USF1, Campos e Manor), Max Mosley decidiu "baralhar e voltar a dar", ao enviar uma carta onde alerta que para qualquer alteração regulamentar, é necessária a unanimidade entre equipas. Pelo menos na parte do tecto orçamental.
"Como é do vosso conhecimento, o Artigo 66 do Código Desportivo Internacional afirma que nenhuma alteração aos regulamentos publicados pode ser efectuada sem o consentimento de todas as equipas confirmadas. Como resultado, as alterações aos regulamentos de 2010 necessitam do vosso acordo e consentimento", afirma Mosley na carta, citada pelo Autosport.com.
"Uma vez que esses acordos estejam finalizados ao vosso agrado, precisam de notificar a FIA para que as regulações sejam formalmente alteradas", acrescentou. De uma certa forma, é a maneira dele de controlar as coisas e neutralizar a FOTA, dado que se sabe que dificilmente haverá um acordo para alterar as regras, pois Williams e Force India estão muito ligado á FIA, e as três novas equipas viram as suas inscrições confirmandas apenas porque acordaram com as condições de Mosley em termos de fornecimento de motores, ou seja: Cosworth. Para melhorar as coisas, a Manor é desde há algumas semanas acusada de favorecimento...
"Como é do vosso conhecimento, o Artigo 66 do Código Desportivo Internacional afirma que nenhuma alteração aos regulamentos publicados pode ser efectuada sem o consentimento de todas as equipas confirmadas. Como resultado, as alterações aos regulamentos de 2010 necessitam do vosso acordo e consentimento", afirma Mosley na carta, citada pelo Autosport.com.
"Uma vez que esses acordos estejam finalizados ao vosso agrado, precisam de notificar a FIA para que as regulações sejam formalmente alteradas", acrescentou. De uma certa forma, é a maneira dele de controlar as coisas e neutralizar a FOTA, dado que se sabe que dificilmente haverá um acordo para alterar as regras, pois Williams e Force India estão muito ligado á FIA, e as três novas equipas viram as suas inscrições confirmandas apenas porque acordaram com as condições de Mosley em termos de fornecimento de motores, ou seja: Cosworth. Para melhorar as coisas, a Manor é desde há algumas semanas acusada de favorecimento...
Isto faz com que a FOTA continue a elaborar o seu "plano B", ou seja, o campeonato paralelo. Segundo fontes daquela associação, as negociações com o grupo Sky continuam a decorrer, para garantir a produção televisiva, o mesmo se passando com as ligações à IMG e à MSC, para se ocuparem da parte logística do campeonato. E dentro de três semanas, a FOTA vai tomar uma decisão final relacionado com o campeonato paralelo, se mantêm fiel ao acordo de há duas semanas, ou não. É que as suspeitas sobre as reais intenções de Max Mosley nunca se dissiparam...
Xiiii
ResponderEliminarvai começar tudo de novo...
Receio bem que sim, Felipão...
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