![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoC8c9fW2_FhyJpTGZEgp-9SZ5pqJvMFy_3qztiIBf7PXPYjpdpCxfcCuUMCOnK9XookFmJR9h48p7JdRkO6Uq7lMTp5ISYvC7g-yMRcMonDjrR9uXlDxnKd2-XLBS9omp6MJPGQoBuFzo/s280/Belgica+89+6.jpg)
Os bastidores andavam agitados, mas agitados do que o costume. Alguns dias antes, o homem que comprara a MRD Developments, o nome de registo da Brabham, no ano anterior a Bernie Ecclestone, o suíço Joachim Luthi, tinha sido preso, acusado de uma grande fraude, no valor de 100 milhões de dólares, de uma das suas companhias de investimentos bancários. A justiça suíça decidira congelar os seus bens. Ao mesmo tempo, outro dos potenciais compradores, um tal… Peter Windsor, tinha entrado com uma acção num tribunal londrino, para contestar essa compra, o que fez com que… os bens da MRD fossem congelados também!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgA9cEYwx8RqHoChL9_MYQnvBJivdM1Hbcpwedb04VCDNoATDO6IeY1LqU4_zOY70YalF0AvMDgeeL4m450K1281abBP_dhlY3copEZ_npfF2VFxkEPYCrNe0MG7ChcPBjmgbm33JExjQRC/s280/Belgica+89+3.jpg)
Numa das equipas do fundo do pelotão, a Rial, o seu patrão Gunther Schmidt dispensava os serviços do seu compatriota Wolker Weidler, que nunca se tinha qualificado uma única vez na temporada. No seu lugar, vinha o francês Pierre-Henri Raphanel, que tinha corrido até ali na Coloni, outra equipa do fundo do pelotão. Nessa equipa, a sua vaga foi preenchida pelo italiano Enrico Bertaggia.
A corrida belga, que iria marcar o centésimo Grande Prémio por parte do local Thierry Boutsen, que começara a correr sete temporadas antes, em… Spa-Francochamps, começou com as pré-qualificações de sexta-feira de manhã, com os Larrousse de Michele Alboreto e Philipe Alliot, e os Onyx de Stefan Johansson e Bertrand Gachot a serem contemplados com a passagem para a fase seguinte. No final da qualificação, estes quatro carros conseguiriam estar entre os 26 felizes contemplados para correr na prova de Domingo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ7mEHv69lLVdEWJO95vHahMRtF06wNxU6N13j1KWdnxPHftCA6_kbwLMAVvme5PnEo__rzZszWpLIJAAaHSlBbRi7Mg7Ez02ViOP549BJTG-JSWG2A6vSydDki0ypCYioDYGT6d2opYgj/s280/Belgica+89+2.jpg)
A tarde de Sábado ficaria famosa em Spa-Francochamps por um “escândalo”: a Lótus, a mítica equipa fundada em 1958 por Colin Chapman, não conseguia meter nenhum dos seus carros na grelha. Nelson Piquet e Satoru Nakajima não iriam alinhar, devido a problemas de vária ordem. Um motor partido num chassis e danos noutro devido a despiste, aliados a pneus Goodyear pouco eficazes, fizeram com que ambos os pilotos ficassem de fora. Um golpe brutal na equipa, que vivia tempos conturbados…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNA-Y0a8tW-eNNPGCSROn_u_pnYCFjvBeWzpZSNRKxfPniNzkzeKbZXQHw0KHGahSqEuvSU0VxGFhFONVD70YepDJrDDmlFS_UvxLdnlFeaUjQCdayn5Xoen16FQQckNWt5Q_kjs9DHliI/s280/Belgica+09.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgq7gknkDllGXCArF96noFg9tlq-Of-CxIHfTmmUwnIH9qpU6Sm7csrY1YHk3O8VzDWdiMsim3dRBiHOQ7-UAz_uWAMKLeThVT4beaJRnMAapuzFIdwXPa1G2IYREzf0BO7gel1yxt5Z8Mr/s280/Belgica+89+5.jpg)
Fontes:
Santos, Francisco – Formula 1 1989/90, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1989
http://en.wikipedia.org/wiki/1989_Belgian_Grand_Prix
BElo post ! parabens !
ResponderEliminar