terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sobre Luca Badoer: oito factos que já não se lembram...

Na mesma manhã em que se soube do cancelamento do regresso de Michael Schumacher às pistas, também foi anunciado outro regresso, este mais longo: o italiano Luca Badoer, piloto de testes da Ferrari desde 1997, colocará os pés dentro de um Formula 1 de modo competitivo, quase dez anos depois do seu último Grande Prémio, ao serviço da Minardi. A Autosport britânica colocou dez factos sobre a carreira deste piloto de 38 anos, (eu modifiquei e encurtei para oito) que provavelmente só os mais emperdenidos conhecem...

1. O regresso de Badoer significa que haverá dois pilotos no actual pelotão da Formula 1 que se estrearam nestas lides em 1993. O outro é Rubens Barrichello.


2. Badoer chegou à Formula 1 depois de ter ganho o título de Formula 3000 em 1992, vencendo quatro corridas.


3. Este regresso fará que ele passe a ser o piloto mais velho no actual pelotão, pois ele tem agora 38 anos, tirando essa honra a... Rubens Barrichello.


4. Esta promoção da Ferrari significa que Badoer só pilotou... em equipas italianas durante a sua carreira. As outras três foram a BMS Scuderia Itália (1993) Minardi (1995 e 1999) e Forti Corse (1996)


5. Badoer é piloto de testes da Scuderia desde 1998, e é o piloto que está há mais tempo neste posto.


6. Luca Badoer tem 48 Grandes Prémios no seu currículo... e nunca pontuou. O que faz com que seja o piloto com mais Grandes Prémios sem qualquer ponto. Ficou também famoso pelas lágrimas que derramou após o seu Minardi ter quebrado no famoso GP da Europa de 1999, quando ia a caminho de um certo quarto lugar.


7. A sua melhor posição na grelha é um 12º lugar no GP da Hungria de 1995, numa corrida que terminou na oitava posição.


8. A sua última corrida foi o GP do Japão de 1999. Apesar dos quase dez anos de ausência, esse não é um recorde: o maior periodo de tempo entre Grandes Prémios para um piloto pertence ao holandês Jan Lammers, que esteve ausente da Formula 1 entre o GP da Holanda de 1982 e o GP do Japão de 1992.

5 comentários:

  1. Infelizmente trocaram ouro por barro.

    Badouer é um motorista muito, mas muito meia boca.

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  2. forti corse!!! com tanta coisa que já passou no circo, badoer-saurus e barrica-saurus são mesmo de outra época

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  3. Paulo, obrigado pela visita la no Historias e Velocidade, por lembrar da italianização da Ferrari que complementa o que disse lá, e por nos trazer À tona essas curiosidades. Eu sinceramente pensei que Badoer agora teria o recorde de retorno (tempo), mas fiquei em dúvida.

    De qualquer forma, acho que a oportunidade única de Badoer pontuar na categoria. Gené deve ter ficado muito mordido, já que era dado como certo para ocupar a posição, mas pode ter aí na manga uma vaga na Campos o aguardando.

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  4. Olá Paulo, hoje escrevi o meu 100º post, é obra, nunca pensei chegar ás 100 postagens em tão pouco tempo, ainda por cima tenho andado cheio de trabalho, chego a casa cansado, mas sempre que posso arrajo um tempinho para actualizar o Mania dos Carrinhos, muito obrigado pelo teu apoio, foi graças a ti que tenho recebido visitantes que , eles também, me adicionaram nos seus blogues.
    Hoje contei a história de como começou a Mania....

    Um grande abraço

    Pedro Costa

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  5. Essa da idade pegou. Já já começam as piadinhas aqui no Brasil de que o Rubens é o segundo mais velho do grid.

    O Badoer só penava em carroça quando disputava GPs, tomara que marque uns bons pontos agora.

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...