A FIA anunciou esta manhã que a Lotus irá ocupar a 13ª vaga para 2010, oficialmente em substituição da BMW Sauber, que anunciou a sua retirada no final desta temporada. Contudo, este anuncio não significa que a Sauber esteja fora de campo, dado que ainda persistem as dúvidas sobre as três novas equipas, bem como a própria FIA considera também a hipótese de alargar a base para 14, ou seja, a grelha de partida para 2010 poderá ter 28 lugares.
Na realidade, a Team Lotus não é mais a mítica estrutura fundada por Colin Chapman em 1958 e que correu até 1994. A marca foi comprada pela malaia Proton, mas os direitos da Team Lotus pertenciam até meados deste ano a Peter Hunt, irmão de James Hunt, que o vendeu à Litespeed, de Mike Gascoyne. O projecto tem como é obvio, mão malaia, com Gascoyne, cuja reputação de bom projectista vai de mãos dadas com uma personalidade irascivel, prova disso foi a temporada passada, na Force India, com a sua relação tempestuosa com Colin Kolles e Vijay Mallya.
Sabe-se também que outro nome atrás deste projecto tem origem portuguesa: Tony Fernandes, filho de pais goeses, tem 45 anos, trabalhou com Richard Branson e é o presidente da Air Asia, que compete com a Air Kingfisher, de Vijay Mallya, pelo controlo dos low cost naquela parte do mundo. Fala-se que faz parte do projecto e pode ser o director desportivo desta nova equipa.
Como é óbvio, nada se sabe sobre chassis, motores (provavelmente Cosworth) instalações e pilotos. Mas como é um trabalho que está em desenvolvimento desde há algum tempo, as próximas semanas trarão novidades nesse campo. Só pelo nome, o regresso da Lotus é uma excelente noticia. Só resta saber qual...
Speed,
ResponderEliminarComo bem disse o Ico é uma Lotus Paraguaia!
abraço