O acidente desta manhã na corrida da GP2 em Portimão foi realmente arrepiante, para quem viu. À falta de melhores filmes, por enquanto, pode-se ter uma ideia do acidente entre o romeno Michael Herck e o russo Vitaly Petrov, que ficou parado na grelha de partida e levou em cheio com o carro do piloto romeno. Retirado em maca, encontra-se bem no hospital.
Jà não é a primeira vez que acontece isto na GP2 este ano. O mesmo aconteceu na GP2 Asia Series, na prova nocturna de Losail, no Qatar, quando o holandês Yelmer Buurman, piloto da Ocean Racing Teach, bateu forte no carro do japonês Sakon Yamamoto. Os acidentes na partida podem acontecer, e estes tem maior gravidade pois os pilotos que vem na última fila chegam quase instantaneamente à terceira marcha, cerca de 160/180 quilómetros por hora. E como sabem pela história de Riccardo Paletti, pode ter um desfecto fatal.
Mas hoje, não foi mais do que um grande susto!
Paulo, em todos os lugares eu vi Michael Herck como belga, e não romeno...poderia elucidar isto?
ResponderEliminaragradecido
Oi Ridson!
ResponderEliminarSegundo a Wikipédia, o Herck nasceu em Bucareste, na Roménia, a 4 de Agosto de 1988, filho de pai belga. Aliás, o seu pai André comprou a equipa onde ele anda, a DPR (David Price Racing)
Oficialmente, ele corre com licença desportiva romena, embora não fique admirado que tenha corrido no passado com a licença belga. Mas o que leio na Wikipédia, é romeno.
http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Herck
Uma dúvida Speeder:
ResponderEliminarO comentador disse que o SC poderia ter que levá-los pelo pitlane devido aos destroços, isso é permitido na F1?
Se sim, alguma vez aconteceu?
Em teoria, é permitido. Como o regulamento da GP2 em muito é um decalque da Formula 1, isso acontece.
ResponderEliminarAgora, na prática, quando há colisões na partida, onde se espalham os destroços por toda a sua largura, normalmente interrompe-se a corrida com bandeiras vermelhas, limpa-se a pista, reconstroi-se a grelha e acontece uma nova largada.
Correctíssimo Speeder!
ResponderEliminarEmbora o SC possa efectivamente ir pelo Pit Lane enquanto se limpam os destroços da recta da meta, quase sempre o Director de Corrida opta pela Suspensão de Corrida (bandeira vermelha) após a entrada do SC, por uma questão de segurança e como ficamos com uma situação de "race suspended"... aquando da reactar da corrida os pilotos iniciam a marcha novamente atrás do SC.
sobre o acidente, acho que já foi dito tudo...
ResponderEliminaro que me chamou a atenção, porém, foram as arquibancadas vazias...
Felipão:
ResponderEliminarQuanto às arquibancadas... se reparares bem, falamos de uma prova que na esmagadora maioria das vezes, é um suporte da Formula 1, logo, as pessoas que lá ficam é para gozar a tarde inteira.
Como aqui era um evento "stand alone" (apesar de termos o campeonato FIA GT), estavam 40 mil pessoas durante o fim de semana. Numa autódromo com capacidade para cerca de 85, 90 mil, parece vazio, de facto. Mas estava muita gente, especialmente no Domingo, pois no Sábado, o mau tempo não ajudou.