Em Braga, máquinas e pilotos alinaram para a jornada dupla do PTCC (Portuguese Touring Car Championship) num pelotão onde estavam apenas dez inscritos, espanhados nas quatro categorias existentes. César Campaniço foi o grande ausente desta jornada, dado que disputava nesse fim de semana uma ronda do Campeonato Europeu de GT, no outro lado do país, mais concretamente em Portimão, a bordo de um Audi R8.
A primeira corrida da tarde teve duas largadas. Na primeira, uma carambola envolvendo os Seat Leon de Patrick Cunha e Joffrey Didier, bem como o Peugeot 407 S2000 de João Figueiredo, acabou por motivar a amostragem da bandeira vermelha. Cunha e Didier ficaram com os carros danificados ao ponto de darem por terminado o fim-de-semana, enquanto que Figueiredo teve de rumar à boxe para reparar os danos, acabando por partir da boxe no reinício da prova.
Na segunda largada, o arranque foi mais pacífico. Duarte Felix da Costa assumiu a liderança com José Pedro Fontes a pressionar ao longo de toda a corrida e por várias vezes o piloto do BMW 320i tentou consumar a ultrapassagem. Contudo, o homem do Seat Leon preto defendeu-se bem, conservando o comando até à meta. José Monroy, no Mitsubishi Lancer, completou o pódio.
"Foi bom vencer, aliás, é sempre bom vencer, mas esse sabor é especial quando temos alguém atrás de nós que é mais rápido. O Zé Pedro [Fontes] era mais rápido na maioria do circuito, mas eu tentava ganhar vantagem nas zonas onde sabia que poderia ter um pouco mais de velocidade para me defender nas restantes. A táctica resultou graças a um excelente trabalho da equipa que me deu um carro muito bom," afirmava Felix da Costa no final da corrida.
Já José Pedro Fontes reconhecia que "era mais rápido, mas quando tentei passar o Duarte defendeu-se bem. Não arrisquei nem forcei, vamos ver se ganhamos a segunda corrida", explicava.
Na segunda corrida da tarde, o facto de haver uma grelha invertida para os oito primeiros resultou em algo inédito: o Renailt Clio RS de Fábio Mota, da Categoria 3, era o "poleman", porque devido ao acidente na primeira corrida, somente oito carros participavam. O jovem do Clio reagiu rapidamente ao semáforo verde, mas melhor ainda partiu José Monroy que fez valer o poder do seu Mitsubishi Lancer Evo IX para assumir de imediato a liderança. Daí até ao final o piloto de Cascais estendeu a liderança e controlou o avanço: "Apesar de o carro começar a repetir o problema da primeira corrida. A cinco voltas do final começou a falhar, o que me obrigou a reduzir um pouco o andamento mas sem perigar a posição," afirmou o vencedor.
José Pedro Fontes e Duarte Felix da Costa completaram o pódio nesta segunda corrida, tendo o piloto da BMW conseguido o título na Categoria 1 a uma jornada dupla do final. Fontes expressava assim o seu contentamento no final da corrida:
"O objectivo do fim-de-semana era assegurar já o título e ao mesmo tempo ganhar vantagem ao Duarte Félix da Costa no campeonato absoluto. Nesta corrida o carro acabou por estar pior devido às alterações que fizemos para tentar obter mais velocidade, mas o balanço do fim-de-semana e da corrida são positivos. Estamos contentes por garantir o título da categoria e agora vamos tentar o absoluto," explicou o piloto da Vodafone Team.
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