Já está no ar a 5ª Coluna desta semana, onde decidi falar, à falta de competição automobilistica relevante no fim de semana que passou, das novidades num futuro mais ou menos próximo, como a corrida presidencial da FIA, entre Ari Vatanen e Jean Todt, as novas equipas para 2010 e o seu estado de evolução, e o potencial dos motores Cosworth no seu ano em que irão regressar ao pelotão da Formula 1, fornecendo pelo menos cinco equipas.
Sobre esta ultima parte, afirmo o seguinte:
(...) "Contudo, na última semana, soube-se que a Williams irá ficar com esses motores na próxima temporada, o que faria com que cinco das equipas do pelotão de 2010 tivessem esse motor, e que uma sexta equipa, possivelmente a Red Bull, estaria interessada nesses motores, já que se encontra insatisfeita com a Renault e não pode ter a Mercedes, pois esta foi vetada por uma das equipas que as usam.
Porquê este interesse repentino num motor, em teoria mais fraco do que os outros? Uma possível resposta ouvi da boca de Christian Danner, ex-piloto e agora comentador na TV alemã: as instalações da Cosworth em Inglaterra são paredes meias com a firma que desenvolve os motores Mercedes, reconhecidamente a melhor do pelotão, e a ideia de um “fluxo de informações” entre as duas firmas não é descabida. Tanto o mais que Frank Williams e Patrick Head, certamente a dupla mais duradoira da Formula 1, vai ter Rubens Barrichello na sua equipa em 2010, um reconhecido veterano agora em franca revitalização da sua carreira, e ambos já devem saber como funciona este motor." (...)
Para ler isto e muitos mais, basta seguir o link.
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