Desde que li isto no Blog do Ico, na terça-feira, que queria falar sobre o assunto, mas não consegui o tempo necessário, como tem reparado. E acho que vale a pena ser comentado.
Como sabem, Rubens Barrichello vai assinar (ou já assinou) pela Williams, que terá em 2010 motores Cosworth, que regressam a um pelotão alargado depois de cinco temporadas de ausência. Se é certo que as quatro novas equipas foram obrigadas a albergar os motores do preparador (agora) norte-americano, muitos temem que este propulsor seja inferior aos existentes no resto do pelotão. Quando ouviram que Barrichello iria para uma equipa com esses motores, julgam que ele vai "de cavalo para burro".
Ora, quem disser isto acerca de Barrichello e Frank Williams, dois dos homens mais experientes da Formula 1 na actualidade, é simplesmente ignorar a experiência destes dois senhores. Especialmente depois de ler o que o Ico disse acerca deste caso no seu blog:
"Posso adiantar aqui que a Williams vai sim correr de Cosworth no ano que vem. E a decisão do time veio depois de ver os números positivos dos testes da unidade no dinamômetro. Numa das coletivas de hoje, o ex-piloto e comentarista Christian Danner comentou que a fábrica da Cosworth fica em frente do galpão onde a Mercedes fabrica suas unidades e citou que há uma 'flutuação de informações' atravessando aquela rua. Os engenheiros da marca que retorna à Fórmula 1 ainda tiveram a vantagem de desenvolver seu motor do zero, sem as amarras do congelamento dos modelos das atuais fornecedoras da F-1.
No resumo da ópera, me parece que a Williams tem em 2010 até mais chances do que teve neste ano em conseguir um grande salto que a permita brigar por vitórias. E Rubens Barrichello é parte importante nos planos da equipe para conseguir isto."
Não é preciso ser um "insider" para perceber o que se vai passar em 2010. Basta saber ler nas entrelinhas. Com as alterações que vai acontecer na próxima temporada, a começar pela abolição do reabastecimento, logo, maiores depósitos e pneus mais duráveis, a aerodinâmica e a potência dos motores vai ter de ser diferente do que em 2009. E como temos quatro equipas que já começaram há muito tempo a planear 2010, estes podem ser os coelhos saídos da cartola... E se ainda acham que tudo isto é patranha, basta lembrar-vos de Ross Brawn e o seu BGP 001.
esse motor será feito totalmente pela cosworth ou ia uma associação com algum fabricante?
ResponderEliminarQue eu saiba, não há associações, tal como havia nos anos 60 e 70, quando estava a Ford atrás disto. Aliás, o actual dono é o Kevin Khalkoven, um dos ex-donos da CART.
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