domingo, 1 de novembro de 2009

Formula 1 - Ronda 17, Abu Dhabi (Corrida)

E pronto, acabou. A temporada de 2009 passa à história como aquela onde o génio de Ross Brawn faz um carro memorável e transforma a sua equipa, a Brawn GP, na primeira estreante a vencer o campeonato do mundo de Construtores na sua estreia, e deu a Jenson Button um título mundial que perseguia há anos. E também foi a temporada onde os bastidores tiveram tanta importância como a pista em si, com o poder da FOTA que num inédito bloco, desafiou a FIA e Max Mosley até ao ponto de ruptura. A sua saída, para dar lugar a Jean Todt no lugar de chefe supremo do automobilismo mundial, poderá dar alguma tranquilidade nas hostes, mas isso só se verá com o tempo, pois este é uma continuidade de Mosley. Ou se queremos colocar as coisas nestes termos, a sua candidatura foi levada ao colo pela FIA.


Mas passando do geral para o particular, Abu Dhabi deu-nos um final de época previsível. Com o título mundial decidido em Interlagos, todos encaravam esta corrida com um misto de descontracção e descoberta. A descoberta tem a ver com um novo circuito, num sítio onde dois anos antes tudo estava no papel, e se tornou neste regalo para os olhos graças à maior riqueza desta região: o petróleo.


Contudo, muitos de nós desconfiávamos que este “tilkódromo” não seria grande coisa em termos de ultrapassagens, daí que, para melhorar as coisas em termos visuais, a corrida iria começar às 17 horas locais, ou seja, bem no meio da nossa hora de almoço europeia. E como começaria no por do sol árabe, iria acabar mesmo de noite. Um espectáculo visual garantido, e alguns milhões no cofre da FOM (com o respectivo quinhão para o Tio Bernie)


Na partida, Hamilton conseguiu aguentar a carga das Red Bull e da Brawn GP. Apesar de o título de campeão já ter dono, o segundo lugar ainda era uma batalha em aberto entre Sebastien Vettel e Rubens Barrichello, logo entre Red Bull e Brawn GP. Como os carros da marca de bebidas energéticas estavam em vantagem, tudo indicava que Vettel era o claro favorito ao vice-campeonato. Para melhorar a balança a favor de Red Bull, Mark Webber conseguiu segurar Barrichello e ainda tirar uma parte da sua asa dianteira. No final foi quarto, adaptando-se às circunstâncias mas perdendo o vice-campeonato.

Não foi uma corrida empolgante, mas também esteve longe do deserto em termos de ultrapassagens. Hamilton controlou as coisas até que os travões lhe dessem problemas. Cometeu alguns erros e não conseguia distanciar-se do alemão. Logo, todos sabiam que no final da primeira paragem nas boxes, Vettel assumiria a liderança. Mas ainda antes disso, na volta 19, os travões do seu McLaren cedem e Hamilton acaba por desistir.


Depois disto, o mais emocionante aconteceu na saída das boxes, pelo menos para Button. quando este regressou à pista, apanhou... Kamui Koboyashi que, querendo repetir o Brasil, disputou a travagem com o inglês, levando a melhor. No final, Button lá passou o japonês a caminho do seu terceiro lugar no pódio, enquanto que Koboyashi deu à marca um mais do que merecido sexto lugar, os seus primeiros três pontos da sua carreira. Parece que me 2010 há um lugar para ele à sua espera...

Nas últimas voltas, Button puxou e ameaçou Webber pelo segundo lugar. As coisas podem não ter dado nada, mas até causou emoção. Enquanto isso, Vettel comemorava a sua quatra vitória do ano e tornou-se no mais jovem vice-campeão do mundo, com 22 anos de idade. Se Adrian Newey desenhar um carro vencedor para 2010, ainda vai a tempo de tirar a Lewis Hamilton o título de campeão mais jovem...

E agora, as máquinas são arrumadas nos seus contentores, mecânicos e pilotos partem para umas merecidas férias e os engenheiros se debruçam para projectar e ajustar os chassis para 2010, adaptando-se a novos regulamentos e preparando-se para a chegada de novos elementos: equipas, pilotos e mecânicos. E a 14 de Março de 2010, no Bahrein, esperamos para ver uma nova temporada.


P.S: Lamento o atraso desta crónica. A Net que tenho em casa tem falhado constantemente nos últimos tempos, e este Domingo fez mais uma das suas, deixando-me sem ligação durante o dia todo.

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