segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O regresso das Flechas de Prata

A Mercedes anunciou esta manhã que comprou 75 por cento da Brawn GP e vai mudar de nome a partir de 2010, transformando-se em Mercedes GP. Claro que com isto, irá vender os 40 por cento que detêm na McLaren, até ao final de 2011, mas em compensação, irá fornecer motores seus ao Tio Ron até 2015.

A notícia foi anunciada pelo presidente da Daimler, empresa que controla a marca Mercedes-Benz, Dieter Zetsche. "A Mercedes vai competir na Formula 1 a partir do próximo ano com sua própria equipa de fábrica. Isso será possível com a aquisição de 75,1% da Brawn GP, 45,1% deles pela Daimler", disse Zetsche.

"O resto continuará com seus actuais acionistas: Ross Brawn, Nick Fry e outros membros. Os interesses da Daimler são uma equipa verdadeira da Mercedes. Brawn permanecerá como chefe de equipa", completou o dirigente.

É mais uma etapa da história da Mercedes na Formula 1. Tendo sido equipa própria em 1954 e 55, vencendo os títulos de pilotos por Juan Manuel Fangio, regressou em 1993 como fornecedora de motores à Sauber, tendo se transferido para a McLaren em 1995. No GP da Austrália de 1997, venceu a sua primeira corrida, através de David Coulthard, e no final de 1998, vencia o seu primeiro título, através de Mika Hakkinen. Repete o título em 1999, mas só volta a comemorá-lo em 2008, com Lewis Hamilton.

Este ano, o projecto da McLaren começa mal, enquanto que a Brawn GP, que foi formado com os restos da Honda, que tinha partido inesperadamente em Dezembro de 2008, elaborava um carro ganhador, dando ao seu primeiro piloto, Jenson Button, vitórias em seis dos primeiros sete Grandes Prémios do ano, e os títulos de pilotos e construtores. Tudo com propulsores fornecidos pela Mercedes-Benz.

2 comentários:

  1. Bem, uma coisa é certa.
    Ao menos de layout tenho certeza de que o carro melhora.

    Só espero que a Mercedes não fuja da raia ao primeiro sinal de tempestade, como fizeram as outra equipes.

    Só falta agora definir os pilotos.
    Eu aposto em um salário maior para o Button e a vaga para o Nico Rosberg.

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  2. é o movimento inverso do que vemos no restante das equipes, nas quais as montadoras são sustituidas progresivamente por equipes independentes. imagino que a Damlier está tentando um projeto a mediano prazo, porque atualmente a F1 não é confortável pras montadoras.

    um bom precedente, tomara e seja a ultima montadora a fazer um movimento. e daqui, que começe o campeoanto.

    PS: o carro prata e preto ficou belíssimo

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