Todos sabem da história de Ronnie Peterson, um dos mais talentosos pilotos da sua geração, que nunca ganhou um título mundial, mas que a sua rapidez inata (que escondia outros defeitos, como a sua incapacidade de afinar carros, por exemplo), que foi vice-campeão do mundo por duas vezes e que morreu num acidente na partida do GP de Itália de 1978. Sabia-se também que desde meados de 2008 que existia um museu dedicado em sua memória na sua cidade natal, Örebro, e era uma das atracções da cidade.
Contudo, o site Pitpass fala esta semana que o Museu fechou no final do mês passado, apesar de ter tido mais de 14 mil visitas desde a sua inauguração. A razão: desinteresse das autoridades locais em apoiar o projecto, que vivia até então de fundos privados. "Tivemos mais de 14 mil visitas, que geraram receitas a rondar as 1.8 milhões de coroas suecas. O apoio das autoridades locias foi de zero", afirmou Joakim Thedin, o presidente da Ronnie Peterson Museum Associtation ao site.
"As autoridades locais não compreendem como é que o Ronnie é admirado um pouco por todo o mundo. É por causa dele que Örebro é referido em revistas e livros. Tivemos visitantes de vários lugares do mundo, como o Brasil, Itália, Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha, bem como vários suecos, que geraram receitas para a cidade e a colocaram no mapa", prosseguiu.
Apesar do site continuar a funcionar, a associação pensa em novas soluções, que podem passar por colocar o museu noutra cidade, ou então de fazer uma exposição móvel, para ser mostrada em vários sitios, como no "paddock" de provas como o Swedish Touring Car Championship, ou noutros festivais, como o Goodwood Festival of Speed.
Uma coisa é certa: nem sempre há pessoas que respeitam a memória do automobilismo. Mesmo em países ditos "avançados", como na nordica Suécia...
Muito estranho as autoridades locais não investirem na memória de Ronnie Peterson. Será o automobilismo não mais muito bem quisto por lá? Lamentável, de qq forma.
ResponderEliminarPois é...
ResponderEliminarAcho que o Médici tem certa razão, afinal há quantos anos não vemos um piloto sueco na F-1?
Bem ou mal, especialmente entre os anos 60 e 70, sempre havia um lá pra incomodar. Bonnier, Peterson, Nilsson, etc. A escola do automobilismo sueco, tão cara a nós pela lembrança de Peterson, parece ter desaparecido.
Daí o desinteresse de todos no museu de um dos maiores pilotos da história da F-1.
Uma pena, mesmo.
é , pelo visto lá nã Suécia não se tem memória. Ou Não o respeitam por ele não ter um título mundial...
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