O Mundial de Turismos de 2009 terminou esta madrugada (europeia) nas ruas de Macau, com Robert Huff e Augusto Farfus a vencerem as suas corridas, para no final ver Gabriele Tarquini e a Seat confirmados como campeões mundiais da categoria. Quanto a Tiago Monteiro, teve o melhor fim de semana de conjunto, ao ser respectivamente sexto e quarto nas corridas disputadas na antiga possessão portuguesa.
A primeira corrida do dia começou com o inglês Robert Huff (Chevrolet) a destacar-se na partida lançada, enquanto que o BMW de Andy Priaulx tinha problemas, caindo na classificação. Tiago Monteiro passou para segundo, com Tarquini ao ataque, passando de sétimo para terceiro. Mais tarde, Huff foi abrindo a sua liderança, com Monteiro a ceder a posição a Tarquini, devido a ordens de equipa. Mais tarde, o piloto português caiu mais algumas posições, até ao sexto lugar final. O espanhol Jordi Gene ficou com o lugar mais baixo do pódio, na frente de Alain Menu e Yvan Muller. André Couto, outro português (mas de Macau) presente nesta competição com um Seat Leon, tave vários problemas com o seu carro e terminou a duas voltas de Huff.
Pouco depois, tinha lugar a segunda (e última corrida) de 2009. Aproveitando a pole-position, o brasileiro Augusto Farfus partiu bem e distanciou-se um pouco para o seu colega de equipa, Jorg Muller, que era seguido de perto por Yvan Muller e Tiago Monteiro. Atrás deles, Tarquini subira a quinto na volta sete.
Contudo, esta corrida seria agirada e teria um final permaturo. Primeiro, foi o independente Tom Boardman, que bateu nos SS, e obrigou à amostragem de bandeiras amarelas e depois foi a vez de mais um aparatoso acidente, agora na última curva do Circuito da Guia. O BMW do espanhol Felix Porteiro foi em frente na barreira de pneus e o alemão Franz Engstler bateu-lhe. O BMW deste último ficou no meio da pista e... o Seat de André Couto acertou-lhe forte no lado esquerdo do BMW do piloto alemão, com consequências fisicas para ele, uma fractura na clavícula. Com muitos destroços pela pista o Director de corrida decidiu terminá-la, dando a vitória para Farfus. Gabriele Tarquini foi quinto e em consequência venceu o titulo. Jorg Muller foi segundo, enquanto que Yvan Muller ficou com o lugar mais baixo do pódio, à frente de Tiago Monteiro.
O quinto posto de Tarquini foi suficiente para garantir o título, enquanto a SEAT foi campeã entre os Construtores. Curiosamente o motor do SEAT de Tarquini não estava muito bom e poderia falhar a qualquer momento. Tiago Monteiro terminou em quarto, num fim-de-semana condicionado pela ajuda aos companheiros. Mas mesmo assim estava satisfeito:
"É uma grande vitória para a SEAT Sport, mesmo tendo em conta que tive de abdicar da minha vitória em pista. Não estou amargurado mas antes orgulhoso de ter sido a pedra angular do sucesso da equipa. Sabia que a primeira corrida seria decisiva. No arranque fiz uso do binário do motor TDI e consegui surpreender os BMW e estragar-lhes os planos, pelo que passaram a estar preocupados apenas com o campeonato de construtores. Como mostra a tabela de tempos fui sempre mais rápido que o Robert Huff. Dei o máximo para o ultrapassar mas sem correr riscos desnecessários, porque caso alguma coisa corresse menos bem isso poderia custar pontos preciosos para a SEAT," explicou.
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