domingo, 27 de dezembro de 2009

Dakar 2010: O duelo Volkswagen vs Mitsubishi

Na semana em que arranca a partir de Buenos Aires o Rally Dakar de 2010, é altura de mostrar um dos grandes duelos que vai haver na categoria de automóveis. A equipa oficial da Volkswagen, com os seus Touareg a Diesel, é a clara favorita à vitória, contra os Mitsubishi Racing Lancer, agora a correr em equipas privadas, e todos a gasolina, num duelo que à partida parece ser desigual, e no qual ainda temos os BMW à espreita.

A Volkswagen é a clara favorita para esta prova. A sua equipa oficial terá cinco carros, para o espanhol Carlos Sainz, o sul-africano Giniel De Villiers, o americano Mark Miller, o qatari Nasser Al Attyah e o brasileiro Mauricio Neves. O seu director técnico, o dinamarquês Kris Nissen, refere que os enisamentos dos últimos anos irão ser um factor decisivo: "O Race Touareg foi especilmante revisto para este Dakar, depois dos ensinamentos da edição de 2009. aliás, penso que o nosso ponto forte será mesmo a experiência que adquirimos com a nossa presença no Todo o Terreno, que nos dá outra tranqulidade", declarou à Autosport portuguesa.

No lado da Mitsubishi, depois da retirada da equipa oficial, em 2008, o seu director, Dominique Serieys adquiriu, em conjunto com Nicolas Misslin, toda a estrutura de criou a JMB Stradale Off Road Team. Tal como acontece na Volkswagen, vão ter cinco carros presentes, dois deles para pilotos portugueses: Carlos Sousa e Miguel Barbosa. Os outros três vão para Misslin, o argentino Orlando Terranova e o brasileiro Guilherme Spinelli. Estes modelos a gasolina terão uma admissão de 32 mm, contra os 34 mm dos Touareg a Diesel, que darão à partida uma desvantagem de 30 cavalos e 25 km/hora de velocidade de ponta.

Mas Carlos Sousa não se amedronta com isso. "Tenho como objectivo terminar o Dakar 2010 num dos dez primeiros lugares, mas admito que, em algumas etapas, também gostava de me intrometer entre as equipas oficiais", começou por dizer o piloto português, que comemorará em 2010 os 20 anos de carreira e vai participar no seu 12º Rali Dakar. E o piloto português é uma aposta do seu director para este rali: "Com a sua experiência, as suas capacidades técnicas e o seu ritmo, o Carlos Sousa é, naturalmente, um dos pilotos que pode conseguir o melhor resultado para a JMB Stradale. Apesar do valor dos restantes pilotos, a verdade é que ele tem tudo para ser a nossa grande aposta neste ano de estreia", declara.

Já Miguel Barbosa, o outro piloto português nesta equipa, tem também objectivos ambiciosos para esta edição: "Depois de ter feito duas edições do Lisboa - Dakar em África é óbvio que tenho alguma expectativa daquilo que poderá vir a ser a prova deste ano na Argentina e no Chile. Depois do que tive oportunidade de assistir na edição do ano passado, estou certo que a prova será um sucesso mas também extremamente dura para pilotos e máquinas", começou por dizer.

Quanto ao seu objectivo, a resposta é simples: "Terminar no top 10. Apesar de ser a nossa estreia na América do Sul estamos muito confiantes e optimistas. Sabemos que temos uma máquina extremamente competitiva e que estamos inseridos numa estrutura altamente profissional e motivada", continuou.

3 comentários:

  1. Que ótimo que o Dakar deste ano esteja rendendo noticias esportivas. É assim que deveria ser sempre.

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  2. fico contente ao constatar que neste magnífico blog também se fala de todo-o-terreno... continua assim!

    quanto ao tema, para mim é mais vw vs bmw, pois são claramente as duas equipas de topo. além disso contam com grandes pilotos. por parte da vw: sainz e nasser (sem esquecer o geniel, vencedor da edição anterior). por parte da bmw: peterhansel e chichérit (actual campeão da taça do mundo de tt). quanto a mitsubishi, vai ser uma equipa que pode causar surpresas, pois conta com pilotos também de qualidade (principalmente os portugueses sousa e barbosa). sousa é favorito pelo seu historial e experiencia, mas devido ás exigências das equipas oficiais (aprovadas pela ASO), fica muito limitado (é o único piloto, dos 140, a ter um carro com restritor de 32mm, ao invés dos 34mm estipulados para a admissão de ar dos motores a gasolina. como se isso não bastasse, e também fruto do seu estatuto – só equiparável ao dos pilotos oficiais –, sousa será o único privado a recorrer a uma caixa de apenas cinco relações, contra as seis dos restantes carros), pelo que para fazer um bonito numa etapa do dakar, aposto no barbosa.
    já agora uma palavra de apreço ao rubén faria que vai representar as nossas cores na equipa oficial da ktm, ao lado de desprès. sem dúvidas que merece.

    abraço

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  3. Acredito num brilharete de Sousa e Barbosa e acho que o vencedor do Dakar vai ser o Al-Attiyah.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

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