E hoje é dia da minha habitual crónica semanal sobre o automobilismo em geral, e a Formula 1 em particular. E esta tem importância, não só devido ao conteúdo, mas também pelo facto de ser a última crónica de 2009, pois as duas próximas quintas-feiras serão a 24 e 31 de Dezembro, e como é óbvio, são datas pouco convenientes. Logo, a próxima vez será a 7 de Janeiro de 2010, eventualmente a discutir outras actualidades automobilisticas, nomeadamente o Rali Dakar, que pela segunda vez consecutiva passará pelas areias sul-americanas.
Como de costume, deixo-vos aqui um extrato, especificamente sobre o parágrafo acerca do novo sistema de pontuação:
"A FIA apresentou, surpreendentemente, um novo sistema de pontuação para 2010, onde se alargam os lugares pontuáveis até ao décimo posto, dando 25 pontos aos vencedores, 20 ao segundo classificado e 15 ao terceiro. Numa grelha de partida que irá, em principio, “inchar” até aos 26 carros, este é um sistema justo numa grelha grande, onde as desistências são cada vez mais raras.
Sobre este sistema, digo que este é um sinal dos tempos. Por algumas das razões ditas no parágrafo acima, chego á conclusão que perfiro este novo sistema. Quando os carros actuais têm nítidas dificuldades em ultrapassar uns aos outros, para as novas equipas, chegar ao oitavo posto será algo raro, senão impossível. E para piorar as coisas, temos regulamentos que incentivam à maior resistência de motores e caixas de velocidades (ou câmbios, no Brasil), e um número limitado destes, sob pena de penalização, caso estes sejam excedidos, ou sejam mudados durante o fim-de-semana competitivo.
Enumeradas mais estas razões, um alargamento do sistema de pontuação é mais fácil (para não dizer que é de graça!) do que por exemplo, construir motores ou componentes mais frágeis, ou modificar os carros para facilitar as ultrapassagens. Fico com a sensação que o problema só será resolvido abolindo qualquer elemento aerodinâmico, voltando a colocar os carros tal qual eles existiam em 1968. (...)"
Se quiserem ler o resto, basta seguir este link. E agora, a rubrica agora só volta dentro de três semanas, já quando estivermos em 2010.
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