sábado, 19 de dezembro de 2009

Youtube Rally Classic: Subaru Impreza 555



Quando dás por ti, descobres que já passaram 15 anos desde que estas imagens foram captadas. O Subaru Impreza 555 de 1994/96 foi um dos carros que mais gostei na era do Grupo A, antes da introdução em força dos WRC, algum tempo mais tarde. Nas mãos capazes de Colin McRae e Carlos Sainz (e também de Ari Vatanen), foi um dos carros que dominou as classificativas, a par do Ford Escort Cosworth, Mitsubishi Lancer ou dos Toyota Celica GT4.



O video que coloco aqui mostra o Impreza em acção em ralies miticos como Suécia, Montecarlo, Sanremo, Austrália, Portugal, Grã-Breatanha, entre outros. Um dos modelos mais bem sucedidos da história dos ralis, venceu o seu primeiro rali em 1994, no Rali da Acrópole, na Grécia, com Carlos Sainz ao volante. No final de 1995, foi ao volante deste modelo que o escocês venceu o seu unico título mundial, batendo o seu companheiro Sainz por cinco pontos, graças à sua vitória no Rali da Grã-Bretanha. Nesse mesmo ano, conquistou também o Mundial de construtores, e iria repetir o feito em 1996, antes da introdução da actual classe WRC.

3 comentários:

  1. Olá!

    Confesso que desde da primeira vez que ouvi este Impreza no "nosso" Rali, esta marca passou a ser a "minha"...

    Antes, ainda tinha havido a experiência Legacy, mas este Impreza 555 foi o ínicio da aventura desta marca japonesa que quase ninguém na velha Europa conhecia... 15 anos depois, todos que seguem os ralis e não só, associam a marca da Fuji Heavy Industries à própria história da competição e reconhecem os "azuizinhos" ao primeiro relance.

    O seu motor "boxer" de som abafado fez história e 15 anos depois é um prazer desregrado rever e "ouvir" estas belas imagens...

    Pena que se tenham afastado por uns tempos da competição, mas eles - Subaru - sabem melhor do que nós, que não se podem dissociar dos Ralis sob pena de arriscarem a sua própria imagem. Por isso mesmo já se fala novamente do seu regresso.

    Bem hajam e que o seu regresso seja para breve...

    ResponderEliminar
  2. Pouca gente ainda se lembra mas a Subaru estreou-se oficialmente nos ralis pela mão do Markku Alen em 1990...

    ResponderEliminar
  3. José:

    Por acaso, lembro-me desses primeiros tempos. Mas o modelo era o Legacy e não o Impreza. Cheguei a ver o "Colin McCrash" ao volante desse modelo, trendo vencido o seu primeiro rali, na Nova Zelândia, com esse modelo. O Impreza só apareceu em 1994.


    O sucesso do Impreza abafou, obviamente, os feitos do Legacy, mas esse carro também teve a sua chave no sucesso futuro da marca e a imagem que deixou no Mundial de Ralies. Espero que eles voltem rapidamente, pois num Mundial só de Ford's e Citroen's, pode ter a sua emoção, mas comparado com o passado, é pobre.

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...