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Passaram-se três semanas desde os eventos de Montreal, agora, o pelotão da Formula 1 estava de volta à Europa, mais concretamente a Paul Ricard, numa França que se afadigava nas preparações dos 200 Anos da Tomada da Bastilha, que estava a uma mera semana de acontecer. E se em terras gaulesas, se iria comemorar uma revolução, na lista de inscritos, outra revolução tinha acontecido.
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Na equipa da Tyrrell, o Tio Ken tinha arranjado um novo patrocínio da Camel, e decidira dispensar os serviços de
Michele Alboreto, com o qual mantinha um conflito desde o inicio do ano, mas que o tinha prendido devido ao contrato que tinha com a Marlboro Itália. Enquanto isso, este tinha reparado num novo valor que despertava na Formula 3000, e era então o líder do campeonato. Era francês, e estreá-lo em Paul Ricard seria uma mais-valia para a equipa. Chamava-se
Jean Alesi. Contudo, o piloto francês só poderia correr nos fins-de-semana que não entrava em conflito com o Europeu de Formula 3000, que o francês queria ganhar. Aí, Ken Tyrrell teria de arranjar outro piloto.
Outra equipa que decidira arranjar outro piloto tinha sido a Benetton. Com
Johnny Herbert decididamente inferiorizado, a equipa decidiu prescindir os seus serviços e contratou o italiano
Emmanuelle Pirro para o resto da época. E em Paul Ricard, a equipa iria estrear o aguardado modelo B189, que se esperava desde o inicio do ano… Na Larrousse, a equipa também decidira substituir um dos seus pilotos por razões de saúde.
Yannick Dalmas, que estava nessa altura doente com a Doença do Legionário, saia temporariamente para dar lugar a outro estreante francês, neste caso, o jovem
Eric Bernard.
Na Arrows, a substituição do piloto era por outro motivo:
Derek Warwick tinha-se lesionado numa prova de karting e não estava devidamente recuperado para esta corrida. Sendo assim, a equipa teve de arranjar um substituto, e virou-se para outro piloto da Formula 3000: o norte-irlandês
Martin Donnely.
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Na pré-qualificação, o grande feito foi a passagem dos dois Onyx, de
Stefan Johansson e
Bertrand Gachot. Para além desses dois, passaram também o Brabham de
Stefano Modena, e o Dallara de
Alex Caffi, em prejuízo do Brabham de
Martin Brundle.
Após isto, passou-se à qualificação, mas esta ficou menorizada com o anúncio oficial de
Alain Prost, logo na sexta-feira, de que iria abandonar a McLaren. “
Não correi na McLaren no próximo ano”. Nessa altura, não tinha abordado onde é que correria no ano seguinte, pois havia no ar as hipóteses Ferrari e Williams. Mas nessa altura, o piloto francês não tinha tomado qualquer decisão. “
Não tomei ainda nenhuma decisão sobre as várias alternativas que tenho, nem o farei no futuro próximo. Gostaria também de deixar claro que não pus de parte a hipótese de voltar a colaborar com a McLaren no futuro”, afirmara. A partir dali, e até ao anúncio oficial de onde iria correr em 1990, muito se iria especular…
Mas o espectáculo tinha de continuar, e após as qualificações da tarde de Sábado, o melhor tinha sido Alain Prost, que cometera a proeza rara de bater o seu rival
Ayrton Senna, ainda por cima no seu Grande Prémio caseiro. Este feito também era a sua 20ª “polé-position” da sua carreira. Na segunda fila ficavam o Ferrari de
Nigel Mansell, que tinha a seu lado o Benetton de
Alessandro Nannini, que comemorava da melhor forma o seu 30º aniversário natalício e a estreia do novo carro. A terceira fila tinha o Williams de
Thierry Boutsen e o segundo Ferrari de
Gerhard Berger, e no sétimo posto estava uma surpresa: o Larrousse de
Philippe Alliot. Riccardo Patrese estava seguir, e a fechar o “top ten” ficavam o Tyrrell de
Johnathan Palmer e o March de
Maurício Gugelmin.
Desta vez os quatro azarados (que não conseguiram a pré-qualificação) foram o Dallara de
Andrea de Cesaris (que tinha subido ao pódio na corrida anterior!), o Minardi de
Luis Perez-Sala, o Rial de
Christian Danner e o Coloni de
Roberto Moreno.
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O dia da corrida, 9 de Julho de 1989, estava solarengo e com calor. Quando foi dada a partida, Senna parte à frente de Prost, mas mais atrás era o caos: o March do brasileiro Maurício Gugelmin fica com o acelerador preso e bate na traseira do Williams de Boutsen e o Ferrari de Berger. Catapultado, cai primeiro em cima do outro Ferrari de Mansell, e depois na pista, de cabeça para baixo. O brasileiro nada sofre, e regressa às boxes para alinhar com o carro de reserva. A corrida fica interrompida, e os carros alinham para uma segunda largada, com Mansell e Patrese (que tinha quebrado o motor na volta de aquecimento), largam das boxes.
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Na segunda partida, Prost sai na frente, enquanto que Senna… não anda mais do quue 200 metros, pois fica sem caixa de velocidades e abandona de imediato. Com os problemas dos restantes adversários, Prost não largaria mais a liderança até ao final, pois Mansell estava muito atrasado, e Berger tinha cometido um erro e rodava no quarto lugar.
A meio da corrida, pelo segundo lugar já tinha passado Alessandro Nannini (desistiu com um problema de suspensão na volta 40),
Ivan Capelli (o motor explodiu na volta 43) e
Thierry Boutsen (a caixa de velocidades avariou-se na volta 50) e agora estava… Jean Alesi! O novato francês rolava nessa posição até ter de ir às boxes para trocar de pneus, e assim o lugar ficava para Riccardo Patrese. Mas vindo de trás, Nigel Mansell já tinha chegado aos pontos, e estava a aproximar-se do italiano da Williams. Perto do fim, conseguiu ultrapassá-lo para ficar com o segundo posto.
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No final da corrida, Prost era o vencedor incontestado, com Mansell e Patrese logo a seguir. Nos restantes lugares pontuáveis ficavam o novato Jean Alesi, o Onyx de Stefan Johansson, na vez em que a equipa novata conseguia os seus primeiros pontos da sua carreira, e a fechar os lugares pontuáveis estava o Ligier de
Olivier Grouillard, na primeira e única vez que pontuou na Formula 1. Para finalizar, Maurício Gugelmin conseguiu aqui a volta mais rápida da corrida, no mesmo dia e local onde teve o seu acidente mais marcante…
Fontes:
Santos, Francisco – Formula 1 1989/90, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1989
http://en.wikipedia.org/wiki/1989_French_Grand_Prixhttp://www.grandprix.com/gpe/rr475.html