sábado, 9 de janeiro de 2010

Youtube F1 Classic: GP de Espanha 1986



De facto, esta corrida entrou nos anais da história da Formula 1 pelo seu final. Mas antes dos carros rolarem em pista, esta corrida já tinha o seu lugar na história da Formula 1 por outros motivos: era a estreia do sinuoso circuito de Jerez de la Frontera na categoria máxima do automobilismo, que não vingou muito, por ser demasiado sinuosa para os carros. E em 1986, a Espanha voltava ao calendário da Formula 1, após quatro anos e meio de ausência.

No tempo em que não havia reabastecimentos, poupar os pneus era fundamental, numa corrida onde a gestão era a arma, se quisesse chegar ao fim ao ataque, pois era uma altura onde os depósitos estariam vazios, logo, mais propensos a serem mais rápidos. E isso poderia ser um factor decisivo. E apesar de pensarmos que esta foi uma corrida de "fila indiana", houve mais ultrapassagens que julgavamos.

E claro, o final foi emocionante. Mas isso explica-se por uma simples razão: a dez voltas do fim, o Williams de Nigel Mansell, pressionado pelo Lotus de Ayrton Senna, é ultrpassado por ele... e por Alain Prost, no seu McLaren. Imediatamente jogou uma cartada arriscada: para para trocar pneus frescos e moles, no sentido de ganhar pela potência. Estando vinte segundos atrás de Senna, partiu ao ataque, ganhando dois segundos por volta. Contudo, perdeu algum tempo atrás de Prost e quando chegou ao brasileiro da Lotus, já os carros estavam na última volta da corrida. Quando atacou a sério, foi na recta da meta, com os carros a cruzarem a linha de chegada... com 0.014 segundos de diferença, a favor de Senna.

Bem no finalzinho do video tem um comentário, que julgo ser do Alan Jones devido ao sotaque australiano, que diz: "isto foi tão próximo que deveriam dar 7,5 pontos a cada um!"

Simplesmente memorável.

2 comentários:

  1. É bom lembrar que a F1 já foi um grande espetáculo. Acho que os chefões deveriam autorizar um retrocesso tecnológico até os anos 80 para que o brilho da categoria também retornasse. Mas isso teria que ser feito sem comprometer a segurança né... esquece então. Por falar nisso, acho que a década que se encerrou foi a primeira sem a ocorrência de um acidente fatal na F1 mas ninguém comentou isso eu acho.

    ResponderEliminar
  2. DE fato eu considero a chegada mais emocionante da história. Dois bravos pilotos disputando palmo a palmo a vitória na ultima reta !!!

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...