terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Entrar na festa sem ser convidado?

Enquanto que em Valência algumas das equipas fazem os seus primeiros quilómetros de 2010, outros lutam para ter os seus carros prontos a tempo de 14 de Março, data do GP do Bahrein, no agora modificado circuito de Shakir. Mas nos noticiários de hoje domina a sdombre de uma equipa do qual nunca ouvimos falar antes, e que comprou o espólio da Toyota no final do ano passado: a Stefan GP.

A razão porque hoje esta "equipa-mistério" divide os noticiários de hoje é por dois motivos: primeiro, porque anunciou no seu sitio oficial que, mesmo sem que a FIA lhe tenha dado licença para competir no campeonato do mundo de 2010, irá estar presente dentro de um mês no Bahrein, e segundo, porque anunciou esta tarde que irá dar as suas primeiras voltas no circuito de Portimão, entre os dias 25 e 28 de Fevereiro, provavelmente com o japonês Kazuki Nakajima ao volante.

É certo que nunca ninguém no universo automobilistico ouviu falar do sérvio Zoran Stephanovic. Mas é mais certo que eles adquiriram, com a complacência da Toyota, as instalações de Colónia, cerca de 150 engenheiros, os planos do TF110, motores e eventualmente Kazuki Nakajima. Passa-me a ideia que Stefanovic esteja a fazer a mesma coisa que o pessoal da Genii Capital fez em relação à Renault: cuidar da equipa, enquanto que a construtora garante um financiamento a curto prazo, tal como fez a Honda em relação à Brawn GP. Mas aqui sabia-se com quem contar, e a solução durou uma época, finda a qual, a Mercedes adquiriu a estrutura e mudou de nome.


Tal ideia parece-me ser lógica, pois outra não me ocorre na minha mente. Se vocês têm outras ideias ou pensamentos, por favor, partilhem-nas comigo. Mas, independemtemente das "teorias da conspiração", eis um facto interessante: esta "Stefan GP" aparenta ter muito mais garantias do que as já anunciadas e "apertadas" Campos Meta e USF1, que não sabemos se estarão presentes em Shakir, daqui a seis semanas e meia...


Ah! Só mais um pormenor: entre os vários funcionários que a equipa tem, um deles destaca-se: Mike Coughlan. Ainda se lembram dele?

6 comentários:

  1. Estão a arriscar tudo. Ótimo, aliás, este negócio de ser aprovado pela FIA elitizou (e antipatizou) por demais a categoria. Ah sim, obrigado pelo conselho ortográfico e creio que no caso da palavra (ou palavras) em questão o hífen "já era". Vivo sempre a procurar o texto do acordo ortográfico para redigir os documentos que preciso.

    ResponderEliminar
  2. Somando isso com o sumiço das equipes novatas, que ainda não responderam à altura aos comentários de Bernie Ecclestone, não será surpresa se a SGP alinhar seus carros num grid ainda este ano, seja como 14ª ou ainda 13ª equipe.

    ResponderEliminar
  3. olha me faz lembrar da super aguri barrada na porta do autódromo. é um jeito de presionar.

    e mais de um jormnalista vai dizer que comoé possivel não estar aqui a USF1 e a Campos, se tem uma equipe pronta que acabou de ser preparada para o mudial lá na porta do autódromo. e eu acho certo! é o fim da picada depois de ter deixado pra atrás equipes como a Prodrive, agora ter que dar tempo pras equipes novas, como se fossem as únicas

    ResponderEliminar
  4. Torço para que a Stefn GP consiga uma vaga, contanto que nenhuma equipe escrita tenha que sair; será que teremos uma pré-qualificação??

    ResponderEliminar
  5. Pessoal:

    Li há pouco o James Aleen e disse uma coisa interessante: a FIA pode já ter acordado nos bastidores a entrada da Stefan GP na Formula 1, daí o camião no Bahrein. E pode também ter dado a hipótese às novas equipas de falharem três corridas antes de poderem correr no campeonato.

    Para complementar as coisas, a FIA pode estar inclinado a vetar a entrada do Tony Teixeira na capital da Campos, devido ao facto de Teixeira ter demasiados problemas com a justiça. Ou seja: ou a Campos arranja outro comprador, ou então não há Campos para 2010, com prejuizo do Bruno Senna...

    ResponderEliminar
  6. Quem perde com este vai e não vai da Campos é o Bruno Senna. Aparece-lhe um homem a dizer que tem tudo e mais alguma coisa e depois é o que se vê. Acho bem que o Adrian Campos se decida a deixar a StefanGP ocupar o seu lugar pois está mais que visto que a Campos não pode pagar a ninguém.

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...