segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Há chassis, mas existirá equipa?


Conhecem a história: uma equipa pede a um fabricante de chassis para que construa um, pois eles são recém-chegados à Formula 1. Este faz isso, o chassis fica pronto e passa o obrigatório "crash-test" da FIA. Só que a equipa que o encomenda começa a faltar aos pagamentos previstos, e as dúvidas começam a surgir a tal ponto que já ninguém acredita que o projecto chegue ao fim desejado. Para piorar as coisas, outra equipa, que tem tudo preparado, mas não tem a necessária licença, tenta convencer o patrão da Formula 1 para que convença à tal equipa que falta uma de duas coisas: ou compra o chassis ou então que esta venda a sua licença.

Já sabem do que estou a falar? Claro. Mas hoje tem um novo elemento: a Dallara mostrou o seu carro em termos virtuais, no sentido de dizer que pela parte deles, cumpriram o acordado, só faltando colocar o motor Cosworth e dar umas voltas em pista.

"Posso dizer com orgulho que fizemos um bom trabalho no desenho e desenvolvimento do carro, passou todos os 'crash test' e a produção de um segundo chassis segue adiante. Infelizmente, existem fatores fora do nosso controlo que estão abrandando o nosso progresso, embora esteja confiante de que poderemos encontrar soluciones para que o nosso trabalho não seja desperdiçado," declarou Paolo Dallara, o proprietário da famosa marca italiana.

Falta a outra parte, que esteve nas bocas do mundo na passada quinta-feira depois de uma noticia publicada pelo diário desportivo espanhol "AS" em que se falava da compra dos activos da empresa por parte da Volkswagen, que poderia assim entrar na Formula 1 em 2012. Essa noticia foi formalmente desmentida por Hans-Joachim Stuck, o actual director desportivo da marca alemã.

O tempo passa, implacável, sobre a Campos. E a cada dia que passa, é cada vez mais improvável que vejamos Bruno Senna e o seu companheiro de equipa na pista do Bahrein dentro de quatro semanas...

4 comentários:

  1. Mesmo que venham a resolver o impasse, o tempo é muito curto. Dificilmente vão conseguir deixar o carro a postos para a estréia e, diante da falta de testes, a coisa vai ser lenta e gradual, mas muito lenta.
    Depois do que vimos acontecer com a VIrgin (a qual a emissora 'oficial' aqui no Brasil teima em chamar de Manor, para não fazer marketing - de uma empresa que nem atua nessas plagas) que perdeu um bico, por falta de testes, imagina uma equipe formar no final de semana de corrida, sem qualquer oportunidade de treino...

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  2. Esse chassis não deve ser deste ano, pois tem as calotas nas rodas dianteiras.... não havia sido proibido?

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  3. Edgard:

    Veremos. Aparentemente, a Campos vai anunciar algo importante amanhã. Veremos se será o suficiente para sair do impasse a que está mergulhada neste momento.

    Dorly:

    As calotas estão proibidas em 2010, mas isso é algo que se tira rapidamente. Agora o ano do chassis? confesso que sei tanto quanto tu...

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  4. Na boa, olhando direito a imagem do chassis... pra mim é Mclaren do Ano passado com photoshop. Olhem a asa dianteria o bico, a forma do carro de lado e comparem com a Mclaren do ano passado. Reparem no ângulo das fotos também.

    http://diegofreitas.files.wordpress.com/2009/01/vodafone_mclaren_mercedes_mp4-24_-_side_view_-_a4__300dpi.jpg

    http://diegofreitas.files.wordpress.com/2009/01/vodafone_mclaren_mercedes_mp4-24_-_overhead_view_-_a4__300dpi.jpg

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...