Em dia de apresentação de um nome mítico da Formula 1, que regressa após 15 anos de ausência da categoria máxima do automobilismo, recuo dezanove anos no tempo para o inicio do ano de 1991. Essa foi uma altura de verdadeira crise na marca fundada por Colin Chapman, pois alguns meses antes, a marca tinha perdido o patrocinio da RJ Reynolds, a marca que tinha a Camel, e o fornecimento dos glutões motores Lamborghini V12. Sem qualquer plano para 1991, a marca esteve em risco de fechar as portas.
Até que em Janeiro, Peter Collins e Peter Wright, dois funcionários da empresa, lideraram um consórcio que lhes permitiu ficar com os activos da empresa e permitiu a sobrevivência da marca por mais algum tempo. Mas a dupla tinha de ser completamente nova, já que Derek Warwick tinha se virado para os Sport-Protótipos e Martin Donnely tinha tido um acidente quase fatal em Jerez de la Frontera. Assim sendo, recrutaram o britânico Julian Bailey e o campeão da Formula 3 inglesa de 1990, um tal de... Mika Hakkinen.
O video que coloco aqui é raro: trata-se do primeiro teste da equipa após o final deste processo, no circuito de Snetterton. Vê-se Julian Bailey a testar à chuva, e tem declarações de esperança por parte de Peter Collins, bem como aquela que pode ser a primeira entrevista de Hakkinen como piloto de Formula 1. E tem ainda algumas cenas arrepiantes, como o acidente de Donnely em Jerez. Para manter a esperança, Donnely tinha sido nomeado como piloto, e esperavam que em Abril estivesse completamente recuperado e pronto a correr na Formula 1.
No final, a realidade foi outra. A Lotus conseguiu três pontos no campeonato, os mesmos de 1990, e manteve Hakkinen toda a temporada. Quanto ao segundo piloto, começaram com Bailey, depois colocaram Johnny Herbert e durante três corridas colocaram a maior esperança alemã daquele tempo: Michael... Bartels. Nunca se qualificou para qualquer corrida, e cedo foi ostracizado por outro Michael...
ola amigo, parabéns pelo blog, da uma olhadinha no meu blog tb www.gpexpert.blogspot.com , ahhh gostaria de saber se vc naum teria interesse em incluir meu blog na sua lista de blogs se tiver afim me avisa q adiciono o seu na minha lista tb
ResponderEliminarQue documento incrível! Ver Hakkinen (ou melhor, Häkkinen) em seus primeios dias de Fórmula 1, as declarações da época, ouvir o som do Lotus é quase como voltar ao início de 1991.
ResponderEliminar