O WTCC teve este fim de semana a sua dupla ronda inicial no Autódromo Internacional de Curitiba, no Brasil. À partida para a temporada de 2010, esta será a última que terá motores de dois litros, e como este é um periodo de transição, aliado aos efeitos da crise, as equipas oficiais decidiram ou retirar-se, ou reduzir a sua participação.
A BMW irá competir este ano apenas com dois carros oficiais, enquanto que a Seat decidiu retirar-se da competição a nivel oficial, preparando os seus Leon TDi em equipas privadas. Quanto á Lada, esta foi mesmo embora. Somente a Chevrolet, com três carros, mantem a mesma força de 2009. Com isso, a luta está um pouco mais aberta, mas os favoritos continuam a ser os mesmos: Yvan Muller, agora na Chevrolet, Gabriele Tarquini na Seat, Andy Prilaux e Augusto Farfus na BMW. Quanto ao português Tiago Monteiro, continuará a correr com os Leon TDi, ao lado de Tom Coronel, Jordi Gené e Gabriele Tarquini.
Em Curitiba, o tempo não ajudou muito, pois em termos de boletim meteorológico, alternava o bom tempo com a chuva intensa. Mas com a qualificação a correr em piso molhado, os Chevrolet deram-se muito bem, com Yvan Muller a fazer a pole-position. A primeira corrida do dia, que começou com asfalto molhado, foi dominada pelos Chevy Cruze, com Yvan Muller, Rob Huff e Alain Menu a monopolizarem o pódio, num domínio que aproveitou a boa afinação que os carros tinham em molhado, apesar do sol e do piso tendencialmente seco.
Para piorar as coisas, os Leon TDi tinham problemas de travões, logo, não podiam lutar como deviam de ser pela vitória. O quarto lugar de Tarquini foi um pequeno consolo para a Sunred, com Tom Coronel a conseguir pontuar também. Quanto aos BMW, Farfus e Prilaux foram respectivamente quinto e sexto. Monteiro ficou à porta dos pontos, apenas 11º.
Quando foi a altura da segunda corrida, o asfalto já estava seco e os Seat estavam nos primeiros lugares da grelha de partida. Os Chevrolet largavam de sexto, sétimo e oitavo, mas a grande incógnita era saber como se comportariam em piso seco. Na partida, os Seat levaram a melhor, mas um toque entre Andy Prilaux e Tom Coronel coloca os dois de fora, ambos com as direcções tortas. Após a segunda volta, os Seat de Gene e Tarquini lideravam, à frente da armada Chevrolet, Farfus e Tiago Monteiro, que tinha feito uma boa partida. Pouco depois, Tarquini passa para a frente e começavam a distanciar-se dos Chevrolet, com Menu a ser o seu líder. Atrás deles, outra luta surgia: o BMW de Farfus e os Seats de Monteiro e do dinamarquês Michael Nykjaer disputavam palmo a palmo pelo sexto posto.
À medida que as voltas passavam, não havia nada de especial. Muitas lutas, mas sem ultrapassagens, e com os Seat Leon TDi a dominarem na pista brasileira. O único ponto de interesse era a luta entre o BMW de Farfus e o Chevrolet de Huff, que estavam mais juntos do que o costume. Mesmo assim, não houve tentativa de ultrapassagem.
No final, a Seat comemora a dobradinha, com Tarquini a vencer aos 47 anos, à frente de Gené mais outra dobradinha para a Chevrolet, com Menu a subir ao lugar mais baixo do pódio, à frente de Muller, Huff foi quinto, à frente de Farfus, de Tiago Monteiro, que conseguia os primeiros pontos do ano, de Nykjaer, Michelisz e o espanhol Sérgio Hernandez, o melhor no Troféu dos Independentes.
O WTCC continuará a temporada dentro de dois meses em Marrakesh, isto se os fortes rumores sobre o cancelamento da prova de Puebla, que está marcado para o fim de semana de 10 e 11 de Abril, devido às condições meteorológicas que se fizeram sentir na região e danificaram a pista, forem confirmadas.
Em Curitiba, o tempo não ajudou muito, pois em termos de boletim meteorológico, alternava o bom tempo com a chuva intensa. Mas com a qualificação a correr em piso molhado, os Chevrolet deram-se muito bem, com Yvan Muller a fazer a pole-position. A primeira corrida do dia, que começou com asfalto molhado, foi dominada pelos Chevy Cruze, com Yvan Muller, Rob Huff e Alain Menu a monopolizarem o pódio, num domínio que aproveitou a boa afinação que os carros tinham em molhado, apesar do sol e do piso tendencialmente seco.
Para piorar as coisas, os Leon TDi tinham problemas de travões, logo, não podiam lutar como deviam de ser pela vitória. O quarto lugar de Tarquini foi um pequeno consolo para a Sunred, com Tom Coronel a conseguir pontuar também. Quanto aos BMW, Farfus e Prilaux foram respectivamente quinto e sexto. Monteiro ficou à porta dos pontos, apenas 11º.
Quando foi a altura da segunda corrida, o asfalto já estava seco e os Seat estavam nos primeiros lugares da grelha de partida. Os Chevrolet largavam de sexto, sétimo e oitavo, mas a grande incógnita era saber como se comportariam em piso seco. Na partida, os Seat levaram a melhor, mas um toque entre Andy Prilaux e Tom Coronel coloca os dois de fora, ambos com as direcções tortas. Após a segunda volta, os Seat de Gene e Tarquini lideravam, à frente da armada Chevrolet, Farfus e Tiago Monteiro, que tinha feito uma boa partida. Pouco depois, Tarquini passa para a frente e começavam a distanciar-se dos Chevrolet, com Menu a ser o seu líder. Atrás deles, outra luta surgia: o BMW de Farfus e os Seats de Monteiro e do dinamarquês Michael Nykjaer disputavam palmo a palmo pelo sexto posto.
À medida que as voltas passavam, não havia nada de especial. Muitas lutas, mas sem ultrapassagens, e com os Seat Leon TDi a dominarem na pista brasileira. O único ponto de interesse era a luta entre o BMW de Farfus e o Chevrolet de Huff, que estavam mais juntos do que o costume. Mesmo assim, não houve tentativa de ultrapassagem.
No final, a Seat comemora a dobradinha, com Tarquini a vencer aos 47 anos, à frente de Gené mais outra dobradinha para a Chevrolet, com Menu a subir ao lugar mais baixo do pódio, à frente de Muller, Huff foi quinto, à frente de Farfus, de Tiago Monteiro, que conseguia os primeiros pontos do ano, de Nykjaer, Michelisz e o espanhol Sérgio Hernandez, o melhor no Troféu dos Independentes.
O WTCC continuará a temporada dentro de dois meses em Marrakesh, isto se os fortes rumores sobre o cancelamento da prova de Puebla, que está marcado para o fim de semana de 10 e 11 de Abril, devido às condições meteorológicas que se fizeram sentir na região e danificaram a pista, forem confirmadas.
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