![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfnApMULD-Cmz__ktJscN26wzmzXl8HUkT6fdZWMyjY0D4DjBLcrVn-qahs4mExibI5Q-sBCEj5xuFbYwRp7dmnaZB2KHfPo8rCde9H_-Buhjz6LFsYr0YC3SoPdgr7IpT-JN7tJp-7DT8/s280/Durango+10.jpg)
Interessante foi saber, via Leandro Verde, que a Durango, uma equipa italiana com trinta anos de existência, já tentou a sua sorte a meio da década de 90, através de um projecto de Enrique Scabaloni, mas que ficou pelo papel devido à falta de financiamento. Mas parece que em 2010, as coisas são diferentes. Ivone Pinton, o seu director, explica o porquê: tem o apoio de dois grupos financeiros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0rApOXkCv_vCLXdKnLPM-zfY9cmTagC_C_4GQ0lo993V4tHLqpHLWMP5c3MF4YF_5FB7glNghWzZfXzRNSL6-n26Xc_cH2ZgWMQZMaPzBvuDHaoZFnks-LRYGpFE6rzf4yLW-Ma7aiGTW/s280/Durango+09.jpg)
Eu aceito o principio de que toda a gente pode candidatar-se à Formula 1. Toda. Mas que deve haver critérios técnicos e um "background" para que os melhores "garagistas" tenham a hipótese de ficar na categoria máxima do automobilismo por muitos e bons anos. E que não passem "vergonhas" na grelha de partida, como já houve no passado. Em suma, não podem ser só construtoras que devem entrar na Formula 1. Uma estrutura bem organizada e com resultados nas outras categorias, como por exemplo a Prodrive, deveria ser escolhida para participar.
As inscrições fecham no próximo dia 15 de Abril e o anuncio oficial será feito em meados de Julho. Mas espero e desejo que os critérios desta vez sejam mais técnicos do que politicos. Ou seja: nada de imposições em termos de tecto salarial, embora tenha de haver bom senso em relação a gastos, e que não imponham motores, como aconteceu no caso das inscrições para 2010, em que era "Cosworth ou nada". E temos este resultado: das quatro equipas que foram escolhidas, uma foi nado-morta, a outra está sobre arames e a que está em melhor condição foi a que entrou mais tarde.
Caso o pior aconteça a alguma das três equipas, a vaga que se abriu agora pode se alargar num futuro próximo... e a FIA sabe disso.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...