É mais do que sabido que as inscrições para a 13ª vaga para 2011 já foram encerradas há mais de 15 dias, mas ainda existem poucas informações sobre os candidatos ao lugar. Segundo diz o Leandro, do blog Bandeira Verde, existem pelo menos quinze equipas inscritas para a vaga de 2011.
Pelo menos cinco delas são do conhecimento geral: a espanhola Epsilon Euskadi, a sérvia Stefan GP, a italiana Durango, a neozlendesa Shotover Jet e uma misteriosa equipa americana, a Cypher, constituida por ex-membros da USF1, a tal que ficou com a vaga, mas que não fez mais do que um bico...
O projecto basco, liderado pelo catalão Joan Villadelprat, é em teoria o mais sólido de todos. Com uma fábrica enorme situada no parque tecnológico de Azkoitia, com projectos feitos na Le Mans Series e uma equipa na World Series by Renault, ia ser hoje alvo de uma visita por parte de Jean Todt, que viria acompanhado por Carlos Gracia, o presidente da Federação Espanhola de Automobilismo, e Jaime Lissavetzky, o ministro espanhol dos Desportos. Contudo, o vôo foi adiado devido ao mau tempo que está a ser sentido no norte do país.
A Epsilon tentou a sua sorte no ano passado, mas foi preterido a favor do projecto da Campos, e muitos diziam que este era um projecto bem mais sólido do que aquele que agora se chama de Hispania Racing...
O outro projecto mais do que público é o da Stefan GP. Depois de terem tentado a sua sorte com chassis da Toyota para tentar a famosa 13ª vaga, que a USF1 não conseguiu preencher, agora voltam á carga com a promessa de Zoran Stefanovic de construir um parque tecnológico nos arredores de Belgrado, que terá pista de testes incluida. Verermos se isso acontecerá...
O terceiro anuncio foi da italiana Durango. Existente há 30 anos, a Durango andou pela GP2, mas este ano abdicou do seu lugar e rumou para a AutoGP, antiga Formula 3000 Euroseries. Contudo, muitos acham estranho este anuncio, pois sabia-se em 2009 dos seus notórios problemas financeiros, e no inicio deste ano, a justiça italiana iniciou uma investigação relacionada com suspeitas de fraude fiscal. Eles afirmam terem encontrado financiadores para o projecto, mas há pouca credibilidade nestas declarações.
O quarto anuncio é o da neozelandesa Shotover Jet. É uma empresa que fabrica jet skis há mais de 40 anos, portanto, a experiência em teconologia existe. Mas uma coisa é desenhar barcos rápidos, outra coisa é desenhar um carro. Veremos... a acontecer, seria a primeira equipa desse país que nos deu ao automobilismo nomes como Dennis Hulme e Bruce McLaren. Podem pensar que a McLaren pode ser "kiwi" de origem, mas a empresa nasceu na Grã-Bretanha...
Por fim, a tal Cypher. Uma empresa americana, que vai usar todo o esquema da USF1, excepto... Ken Andersson e Peter Windsor. Vai se situar em Charlotte, e já tem página no Facebook e tudo. Provavelmente será algo esforçado, mas não deve ser a escolhida.
Em finais de Julho, a FIA tomará uma decisão oficial sobre a 13ª vaga. Mas provavelmente muitos destes projectos já devem estar a ser desenhados, com a esperança de alcançar esse lugar entre a elite de construtores na categoria máxima do automobilismo. Que o escolhido seja um projecto credível!
Pelo menos cinco delas são do conhecimento geral: a espanhola Epsilon Euskadi, a sérvia Stefan GP, a italiana Durango, a neozlendesa Shotover Jet e uma misteriosa equipa americana, a Cypher, constituida por ex-membros da USF1, a tal que ficou com a vaga, mas que não fez mais do que um bico...
O projecto basco, liderado pelo catalão Joan Villadelprat, é em teoria o mais sólido de todos. Com uma fábrica enorme situada no parque tecnológico de Azkoitia, com projectos feitos na Le Mans Series e uma equipa na World Series by Renault, ia ser hoje alvo de uma visita por parte de Jean Todt, que viria acompanhado por Carlos Gracia, o presidente da Federação Espanhola de Automobilismo, e Jaime Lissavetzky, o ministro espanhol dos Desportos. Contudo, o vôo foi adiado devido ao mau tempo que está a ser sentido no norte do país.
A Epsilon tentou a sua sorte no ano passado, mas foi preterido a favor do projecto da Campos, e muitos diziam que este era um projecto bem mais sólido do que aquele que agora se chama de Hispania Racing...
O outro projecto mais do que público é o da Stefan GP. Depois de terem tentado a sua sorte com chassis da Toyota para tentar a famosa 13ª vaga, que a USF1 não conseguiu preencher, agora voltam á carga com a promessa de Zoran Stefanovic de construir um parque tecnológico nos arredores de Belgrado, que terá pista de testes incluida. Verermos se isso acontecerá...
O terceiro anuncio foi da italiana Durango. Existente há 30 anos, a Durango andou pela GP2, mas este ano abdicou do seu lugar e rumou para a AutoGP, antiga Formula 3000 Euroseries. Contudo, muitos acham estranho este anuncio, pois sabia-se em 2009 dos seus notórios problemas financeiros, e no inicio deste ano, a justiça italiana iniciou uma investigação relacionada com suspeitas de fraude fiscal. Eles afirmam terem encontrado financiadores para o projecto, mas há pouca credibilidade nestas declarações.
O quarto anuncio é o da neozelandesa Shotover Jet. É uma empresa que fabrica jet skis há mais de 40 anos, portanto, a experiência em teconologia existe. Mas uma coisa é desenhar barcos rápidos, outra coisa é desenhar um carro. Veremos... a acontecer, seria a primeira equipa desse país que nos deu ao automobilismo nomes como Dennis Hulme e Bruce McLaren. Podem pensar que a McLaren pode ser "kiwi" de origem, mas a empresa nasceu na Grã-Bretanha...
Por fim, a tal Cypher. Uma empresa americana, que vai usar todo o esquema da USF1, excepto... Ken Andersson e Peter Windsor. Vai se situar em Charlotte, e já tem página no Facebook e tudo. Provavelmente será algo esforçado, mas não deve ser a escolhida.
Em finais de Julho, a FIA tomará uma decisão oficial sobre a 13ª vaga. Mas provavelmente muitos destes projectos já devem estar a ser desenhados, com a esperança de alcançar esse lugar entre a elite de construtores na categoria máxima do automobilismo. Que o escolhido seja um projecto credível!
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