Após a Super-Especial de ontem á noite no Estádio Algarve, que levou mais de vinte mil pessoas, o primeiro dia de rali foi marcado pelo dominio inicial de Dani Sordo, cedo ultrapassado por Sebastien Ogier, que abriu uma vantagem suficiente para conseguir uma liderança de quase meio minuto sobre Sordo e 44,8 segundos sobre o terceiro classificado, o seu compatriota Sebastien Löeb.
A manhã começou com Sordo ao ataque, mas a partir da quarta classificativa, quem dominava o assunto era Ogier. O piloto da Junior Team aproveitou as dificuldades de Sordo em controlar o seu andamento quando começou a ter um desgaste permaturo dos seus pneus de terra:
"Os nossos pneus estão com algumas dificuldades, andei muito depressa mas o Ogier tambem andou muito bem. De qualquer forma, estrou muito satisfeito com o carro", referiu o piloto espanhol, que depois de finalizar a quarta secção, chegou mesmo a sair do carro para controlar o desgaste dos pneumáticos. Para piorar as coisas, à tarde teve um problemas com os travões, fazendo perder mais algum tempo: "Na última especial do dia, travei forte para o gancho e senti que o carro não desacelerava. Os pneus também já estavam completamente destruídos pelo que perdi 15 segundos. Mas vou continuar a tentar", referiu.
Já Ogier era no final do dia um piloto radiante com o resultado: "Foi um dia excelente, tentámos dar o máximo e o carro esteve perfeito. Agora, temos de ver o que acontece amanhã. Sabemos que será dificil ser o primeiro na estrada, mas as coisas são assim", afirmou no final da última especial do dia aos jornalistas.
Sébastien Loeb, a braços com a tarefa de 'limpar' as estradas, começou a ocupar ao final da manhã o quinto posto, perdendo 23 segundos. À tarde perdeu mais 21 segundos, mas subiu até ao terceiro posto da geral, passando o Ford de Mikko Hirvonen e o Citroen de Petter Solberg. Jari-Matti Latvala, vencedor na prova anterior, na Nova Zelândia, teve um andamento discreto e ocupa agora o sexto posto da geral, com o finlandês a confirmar que fez uma especial "com muita cautela, não quero cometer nenhum erro estúpido". Henning Solberg, Matthew Wilson e Mads Ostberg vêm logo a seguir na classificação geral.
Quanto a Kimi Raikonnen, um andamento sem erros de inicio permitiu chegar ao final da manhã no décimo posto, num andamento que não comprometia ninguém. Já outra das presenças mediáticas, o americano Ken Block, teve uma estreia atribulada no Rali de Portugal. O espectacular piloto norte-americano despistou-se na segunda especial do dia, Ourique 1, não conseguindo retomar o rali devido aos danos causados no Ford. Block e o seu co-piloto sairam ilesos mas o seu Ford Focus WRC só deverá regressar amanhã à competição em formato Superally.
Quanto aos portugueses, o melhor é Armindo Araujo, que é 22º na geral, mas Bernardo Sousa não anda muito longe, sendo o 24º da geral e é sétimo na categoria SWRC. "No cômputo geral, o dia correu-nos bem, embora o estado dos pisos estejam um pouco agrestes, por isso temos tido algumas cautelas no nosso andamento, tentando não cometer exageros. Tal como é sabido, este é um rali muito longo onde tudo pode acontecer onde a fiabilidade da mecânica e até porque não dos pilotos vão ditar a diferença", referiu o piloto do Ford Fiesta S2000.
O rali prossegue amanhã.
A manhã começou com Sordo ao ataque, mas a partir da quarta classificativa, quem dominava o assunto era Ogier. O piloto da Junior Team aproveitou as dificuldades de Sordo em controlar o seu andamento quando começou a ter um desgaste permaturo dos seus pneus de terra:
"Os nossos pneus estão com algumas dificuldades, andei muito depressa mas o Ogier tambem andou muito bem. De qualquer forma, estrou muito satisfeito com o carro", referiu o piloto espanhol, que depois de finalizar a quarta secção, chegou mesmo a sair do carro para controlar o desgaste dos pneumáticos. Para piorar as coisas, à tarde teve um problemas com os travões, fazendo perder mais algum tempo: "Na última especial do dia, travei forte para o gancho e senti que o carro não desacelerava. Os pneus também já estavam completamente destruídos pelo que perdi 15 segundos. Mas vou continuar a tentar", referiu.
Já Ogier era no final do dia um piloto radiante com o resultado: "Foi um dia excelente, tentámos dar o máximo e o carro esteve perfeito. Agora, temos de ver o que acontece amanhã. Sabemos que será dificil ser o primeiro na estrada, mas as coisas são assim", afirmou no final da última especial do dia aos jornalistas.
Sébastien Loeb, a braços com a tarefa de 'limpar' as estradas, começou a ocupar ao final da manhã o quinto posto, perdendo 23 segundos. À tarde perdeu mais 21 segundos, mas subiu até ao terceiro posto da geral, passando o Ford de Mikko Hirvonen e o Citroen de Petter Solberg. Jari-Matti Latvala, vencedor na prova anterior, na Nova Zelândia, teve um andamento discreto e ocupa agora o sexto posto da geral, com o finlandês a confirmar que fez uma especial "com muita cautela, não quero cometer nenhum erro estúpido". Henning Solberg, Matthew Wilson e Mads Ostberg vêm logo a seguir na classificação geral.
Quanto a Kimi Raikonnen, um andamento sem erros de inicio permitiu chegar ao final da manhã no décimo posto, num andamento que não comprometia ninguém. Já outra das presenças mediáticas, o americano Ken Block, teve uma estreia atribulada no Rali de Portugal. O espectacular piloto norte-americano despistou-se na segunda especial do dia, Ourique 1, não conseguindo retomar o rali devido aos danos causados no Ford. Block e o seu co-piloto sairam ilesos mas o seu Ford Focus WRC só deverá regressar amanhã à competição em formato Superally.
Quanto aos portugueses, o melhor é Armindo Araujo, que é 22º na geral, mas Bernardo Sousa não anda muito longe, sendo o 24º da geral e é sétimo na categoria SWRC. "No cômputo geral, o dia correu-nos bem, embora o estado dos pisos estejam um pouco agrestes, por isso temos tido algumas cautelas no nosso andamento, tentando não cometer exageros. Tal como é sabido, este é um rali muito longo onde tudo pode acontecer onde a fiabilidade da mecânica e até porque não dos pilotos vão ditar a diferença", referiu o piloto do Ford Fiesta S2000.
O rali prossegue amanhã.
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