A jornada dupla do WTCC, no circuito italiano de Monza, e a primeira em solo europeu, foi tudo menos... aborrecido. Este fim de semana demonstrou, por duas vezes, que no metro anterior à linha de chaegada, as corridas não ficam decididas. Gabriele Tarquini, na primeira corrida, e o dinamarquês Michael Nykjaer, na segunda, demonstraram isso quando perderam vitórias mais do que certas devido ao rebentamento dos seus pneus. E quem beneficiou disto tudo foi o Chevrolet de Yvan Muller, o vencedor da segunda corrida, que com isso ascendeu á liderança do campeonato. Quanto a Tiago Monteiro, sem deslumbrar, conseguiu pontuar nas duas corridas, sendo o melhor um sétimo posto na corrida numero dois.
Na primeira corrida foi um duelo entre Chevrolet e Seat, com o carro de Robert Huff e o de Gabriele Tarquini a disputarem a liderança, especialmente o italiano que, partindo do sétimo posto, efectuou uma corrida de recuperação até ao primeiro lugar, mas com Huff sempre no seu encalço. A luta foi assim até à segunda metade da última volta, quando o pneu de Tarquini rebenta e este tenta por todos os meios defender a liderança.
Entretanto, há confusão, pois os comissários de pista começam a agitar as bandeiras amarelas, fazendo com que os pilotos abrandassem a marcha. Algo que depois foi mal comunicado, pois do lado da meta, a bandeira verde estava agitada. Por essa altura, Robert Huff também tinha um furo lento, e não podia correr para a vitória. Quem beneficiou de toda esta confusão foi Andy Prilaux, no seu BMW, que cortou a meta no primeiro lugar, com Augusto Farfus no segundo posto. Huff aguentou o terceiro lugar, enquanto que Tarquini foi sétimo.
Quanto a Tiago Monteiro, depois de ter sido penalizado nos treinos, fez também uma corrida de recuperação até chegar ao nono posto, tentandfo por todos os meios passar o dinamarquês Michael Nyjaeker para ficar com o oitavo posto, e subsequente lugar na primeira fila. Mas tal não aconteceu.
A segunda corrida foi dominada pelo piloto dinamarquês, com Yvan Muller e Gabriele Tarquini no seu encalço, mas o italiano foi penalizado com um "drive trhrough" devido a uma falsa partida, tendo desistido pouco depois. Muller ficou com o segundo posto assegurado até à última volta, quando na Variante Della Roggia, o pneu frente esquerdo de Nykjaer rebentou, retirando ao piloto dinamarquês uma vitória mais do que certa, deixando-o inconsolado na berma a chorar.
No final, Muller ficou com os 25 pontos da vitória, enquanto que Tom Coronel foi o segundo, seguido por Robert Huff. Quanto a Tiago Monteiro, lutou com Jordi Gené pelo oitavo posto, mas no final quem levou melhor foi o espanhol. Com a desistência do dinamarquês, terminou a corrida no sétimo posto.
A classificação geral é agiora liderada por Muller, que tem cem pontos, contra os 76 de Tarquini, empatado na classificação com Robert Huff. Tiago Monteiro é sétimo, com 41 pontos, menos seis do que o sexto, o brasileiro Augusto Farfus. A próxima jornada dupla será no circuito belga de Zolder, a 20 de Junho.
Na primeira corrida foi um duelo entre Chevrolet e Seat, com o carro de Robert Huff e o de Gabriele Tarquini a disputarem a liderança, especialmente o italiano que, partindo do sétimo posto, efectuou uma corrida de recuperação até ao primeiro lugar, mas com Huff sempre no seu encalço. A luta foi assim até à segunda metade da última volta, quando o pneu de Tarquini rebenta e este tenta por todos os meios defender a liderança.
Entretanto, há confusão, pois os comissários de pista começam a agitar as bandeiras amarelas, fazendo com que os pilotos abrandassem a marcha. Algo que depois foi mal comunicado, pois do lado da meta, a bandeira verde estava agitada. Por essa altura, Robert Huff também tinha um furo lento, e não podia correr para a vitória. Quem beneficiou de toda esta confusão foi Andy Prilaux, no seu BMW, que cortou a meta no primeiro lugar, com Augusto Farfus no segundo posto. Huff aguentou o terceiro lugar, enquanto que Tarquini foi sétimo.
Quanto a Tiago Monteiro, depois de ter sido penalizado nos treinos, fez também uma corrida de recuperação até chegar ao nono posto, tentandfo por todos os meios passar o dinamarquês Michael Nyjaeker para ficar com o oitavo posto, e subsequente lugar na primeira fila. Mas tal não aconteceu.
A segunda corrida foi dominada pelo piloto dinamarquês, com Yvan Muller e Gabriele Tarquini no seu encalço, mas o italiano foi penalizado com um "drive trhrough" devido a uma falsa partida, tendo desistido pouco depois. Muller ficou com o segundo posto assegurado até à última volta, quando na Variante Della Roggia, o pneu frente esquerdo de Nykjaer rebentou, retirando ao piloto dinamarquês uma vitória mais do que certa, deixando-o inconsolado na berma a chorar.
No final, Muller ficou com os 25 pontos da vitória, enquanto que Tom Coronel foi o segundo, seguido por Robert Huff. Quanto a Tiago Monteiro, lutou com Jordi Gené pelo oitavo posto, mas no final quem levou melhor foi o espanhol. Com a desistência do dinamarquês, terminou a corrida no sétimo posto.
A classificação geral é agiora liderada por Muller, que tem cem pontos, contra os 76 de Tarquini, empatado na classificação com Robert Huff. Tiago Monteiro é sétimo, com 41 pontos, menos seis do que o sexto, o brasileiro Augusto Farfus. A próxima jornada dupla será no circuito belga de Zolder, a 20 de Junho.
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