![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJbqu5ZAiJNt8GFW-uDyFrYojCeitupbs-QErUYL-dSFtZZQDwAdDnEApimekg4oET5ttrtnXoqtn82Owdif5FbSWVxOCjGe7385_zsLFWZTzhwO6DAhtI49um0zKZmNtADUO83iAtYBJ_/s400/Fran%C3%A7a+80+4.jpg)
Após os acontecimentos de Jarama, o braço de ferro entre FOCA e FISA foi resolvido com a associação dos construtores a pagar as multas aos pilotos, razão pelo qual o braço de ferro e consequente boicote ao GP de Espanha tinha acontecido, e a consderar a corrida espanhola como sendo de "extra-campeonato", não válido para a classificação geral. Por agora, a FOCA tinha perdido a batalha, mas não a guerra.
Passaram-se quatro semanas sobre os eventos, mas não havia grandes alterações no pelotão. Marc Surer estava recuperado dos seus ferimentos nos tornozelos, que tinha acontecido após um acidente em Kyalami, e o seu substituto, o holandês Jan Lammers, ia para a Ensign, em substituição do francês Patrick Gaillard. Na Shadow, agora comprada por Teddy Yip, o homem por detrás da Theodore, as coisas continuavam más, e o milionário de Hong Kong começava a pensar sériamente em arrumar as malas e ir embora, para tentar de novo no ano seguinte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdc7OXYcKKrA3uECYoZYGrSHRvUXSdAfbGoBDU7Q0LrXcGEmEGXaJ-bjATB83pGjhvBOs23HTAe74wv_qMP6Ia9CuTdvH-qiGdDpl8cbyrzdGLyCJeCN93i2ABFphQQ7Q2yYQk3TkAa0a8/s280/Fran%C3%A7a+80+3.jpg)
A qualificação resultou numa primeira fila cem por cento francesa, para gáudio dos que ali foram: Jacques Laffite faz a pole-position, batendo o Renault de René Arnoux. O companheiro de Laffite, Didier Pironi, era o terceiro a largar, seguido pelo Williams de Alan Jones. O seu companheiro Carlos Reutemann fez o quinto melhor tempo, seguido pelo segundo Renault de Jean Pierre Jabouille. Alain Prost continuava a surpreender muita gente ao conseguir o sétimo tempo num pouco competitivo McLaren, com o brasileiro Nelson Piquet ao seu lado. A fechar o "top ten" estavam os Alfa Romeo de Bruno Giacomelli e Patrick Depailler.
Três carros não conseguiam a qualificação: foram o Ensign de Lammers e os Shadow de Dave Kennedy e Geoff Lees. Para Yip, foi o suficiente para arrumar a equipa de vez. Após oito épocas de presença, a equipa de origem americana chegava ao fim.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEWPfs5sDb5653QvlzT34s34cCq-H2pUs3rBgX6YS5JaUfh-4uyCvuHOTpdx3AdomkdoukTes8T0mAlR-qs3E9xTx4Tx7NWnZaH-mOyH2bOKtrqp3kai-_9PKvbybe3THpuSxPV2KE8ZoB/s280/Fran%C3%A7a+80.jpg)
A corrida começa com Laffite na liderança, mas um pouco atrás, Jabouille tem uma falha de transmissão e desiste quase imediatamente. Atrás de Laffite estavam Arnoux, Pironi, Jones e Reutemann. Enquanto que Laffite se afastava do pelotão perseguidor, estes se degladiavam entre si, com Jones a assistir, para se preparar para o ataque. Em menos de duas voltas, passou Pironi e Arnoux e partiu em busca de Laffite, que por esta altura tinha uma vantagem de oito segundos.
Poucas voltas depois, Arnoux começou a ter problemas no acelerador do seu carro e foi apanhado pelo Brabham de Nelson Piquet. Jones começou a apanhar Laffite aos poucos até à volta 35, quando por esta altura, o piloto francês tinha problemas com os seus pneus. Nessa altura, Jones escostou-se a ele e aproveitou uma saida mais lenta dele para o passar, distanciando-se de imediato, rumo à vitória. Pouco depois foi a vez de Pironi passar Laffite, e as coisas mantiveram-se assim até à bandeira de xadrez.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUCD3wtahsYoBdKyXo77BpE9V69dtsYp9nxpTe7zWxDvead98l9zEwwGrJlF17nS1PnNVprT59TEayKBL7pBy6MVKF-1V6R2VgEe6m20bA1QQzOgKeSx5tY0_vWVTPK6xqVgBg57N7eZT8/s280/Fran%C3%A7a+80+2.jpg)
Com a segunda vitória (oficial) da temporada, Jones tinha agora 28 pontos e era o lider do campeonato, contra os 25 de Piquet, que acabara a corrida no quarto lugar, os 24 de Pironi e os 23 de Arnoux, que acabou a corrida no quinto posto. A meio da temporada, era sinal do grande equilibrio existente no pelotão da Formula 1. O australiano subia ao pódio em conjunto com os pilotos da Ligier, Didier Pironi e Jacques Laffite, enquanto que Piquet, Arnoux e Reutemann ficavam com os restantes lugares pontuáveis.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...