Jyrki Jarvi Letho (J.J.) ex-piloto finlandês de 44 anos, ficou esta quinta-feira gravemente ferido num acidente de barco nos arredores da Tammisare, no sudeste do país.
O acidente ocorreu quando ele e um amigo corriam a mais de 40 nós e não viram o pilar de uma ponte, sendo ambos projectados para a água. Letho sofreu fraturas nas costelas e golpes na cabeça, mas não perdeu a consciência e conseguiu nadar até terra, onde pediu ajuda à policia. Levado para o hospital, não se sabe de mais detalhes até agora. Quanto ao seu amigo, acabou por morrer, sendo o seu corpo descoberto algumas horas mais tarde.
Agora comentarista na TV finlandesa MTV3, Letho esteve na Formula 1 de 1989 a 1994, correndo por Onyx, Dallara, Sauber e Benetton, tendo conseguido um pódio e dez pontos em 62 corridas. Protegido de Keke Rosberg, que o ajudou a chegar à categoria máxima do automobilismo, foi campeão da Formula 3 britânica em 1988 e conseguiu o seu único pódio da carreira no GP de San Marino de 1991, classificando-se na terceira posição.
Após o final da sua carreira, que foi encurtada por um acidente na pré-temporada de 1994, que causou fraturas no pescoço, quando iria correr pela Benetton, foi para a Endurance, onde venceu por duas vezes as 24 Horas de Le Mans, em 1995, num McLaren (com Yannick Dalmas e Mansanori Sekiya) e 2005, num Audi (com Marco Werner e Tom Kristiensen), sendo também vencedor nesse ano da American Le Mans Series.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...