Zeltweg é um dos meus favoritos, pois sempre o achei como um dos mais desafiantes circuitos da Europa, senão do mundo. Tem uma excelente paisagem, encravado num vale da Styria austriaca, e é um circuito de pura velocidade, com curvas suaves. Os unicos defeitos que poderia lhe apontar eram a estreiteza do asfalto e a falta de áreas de escape. Alain Prost disse certa vez que a unica coisa que modificaria no circuito era a colocação de mais espaço de escapatórias.
Saiu de cena em 1987, depois de um fim de semana acidentado, desde o veado atropelado pelo McLaren de Stefan Johansson até às duas carambolas na partida do Grande Prémio. Voltou dez anos depois, mas foi cortado em boa parte. Perdeu um pouco a sua aura, mas não deixou de ter boas corridas e a infame decisão de 2002. Saiu de cena em 2004, para não mais regressar. Sabe-se que Dietrich Mateschitz, fundador e dono da Red Bull tinha a comprado, mas dificuldades burocráticas tinham impedido a devida remodelação. Mas parece que isso foi desbloqueado e agora decorrem obras, no valor de 70 milhões de euros, que poderão estar concluidas no final do ano.
No fim de semana de Valencia, o regresso de Zeltweg foi muito discutido, mas Mateschitz descartou a ideia, afirmando que tal é absurda. A, unica coisa do qual estaria disposta a aceitar seria uma prova do DTM alemão. Já tinha falado sobre isso há quase dois anos num post semelhante, tendo como base um post do Luis Fernando Ramos, o Ico, e a ideia na altura era de reconstruir as instalações (paddock, tribunas...) e aproveitar parte do antigo circuito para fazer uma pista paralela, que poderia servir para testes, ou até servir para o novo Grande Prémio. Era o "Projeckt Spielberg", cujo video podem ver aqui.
Veremos no que vai dar. Acho que seria um bom regresso para todos os fãs, e dava à Red Bull um excelente Quartel General.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...