sexta-feira, 2 de julho de 2010

GP Memória - França 1950

O circuito de Reims-Guieux era uma pista feita no cruzamento de algumas das estradas nos arredores da cidade com o mesmo nome. Muito rápida, com longas rectas e apertadas curvas, era o ideal para testar a velocidade dos bólidos presentes, especialmente a Alfa Romeo e a Ferrari, os dois principais candidatos à vitória.

Na Alfa Romeo, três carros estavam inscritos para Juan Manuel Fangio, Nino Farina e Luigi Fagioli. A Ferrari respondia com três carros: dois oficiais para Alberto Ascari e Luigi Villoresi, e um privado para o britânico Peter Whitehead. A francesa Simca-Gordini tinha um carro inscrito para o local Robert Mazon.

Mas a grelha era maioritariamente preenchida por carros de duas marcas: Talbot-Lago e Maserati. No caso da primeira, havia oito carros presentes. Três oficiais, para Raymmond Sommer, Yves Giraud Cabantous e Louis Rosier, três privados para Charles Pozzi, Pierre Levegh e Philippe Etaincelin, um carro da Ecurie Lutetia, guiado por Eugéne Chaboud e uma inscrição belga, para Johnny Claes.

Na Maserati estavam presentes sete automóveis, dois deles oficiais, guiados pelo italiano Franco Rol e pelo monegasco Louis Chiron, dois da Scuderia Achille Varzi, guiados pelo italiano Gianfranco Comotti e pelo argentino Froilan Gonzalez, outros dois da Scuderia Ambrosiana, guiados pelos britânicos Reg Parnell e David Hampshire, e mais um da Scuderia Milano, guiado por outro veterano: Felice Bonetto.

Durante os treinos houve duas baixas importantes: os Ferrari oficiais de Ascari e Villoresi. Andando com os novos motores V12, viram que estes não eram tão competitivos como pensavam e retiraram-se da corrida. Para além disso, o italiano Comotti não tinha chegado a tempo de participar na corrida francesa. Portanto, de 22, iriam participar dezanove pilotos. E somente desses dezanove, nove tinham marcado tempos. O melhor tinha sido Fangio, acompanhado Farina e Fagioli, numa primeira fila totalmente pretencente aos carros da marca de Varese. Na segunda fila estavam os Talbot-Lago de Étaincelin e Cabantous, enquanto que na terceira fila estavam o Talbot-Lago de Rosier e os Maserati de Franco Rol e Froilan Gonzalez. A fechar o "top ten" estavam os Talbot-Lago de Pierre Levegh e Chaboud, este sem marcar qualquer tempo.

Antes da partida, Etaincelin teve problemas com o seu carro e pediu emprestado o de Chaboud, que assim viu a corrida da boxe. Quando aconteceu a partida, os Alfa Romeo dispararam na liderança, com Farina na frente, seguido por Fangio. Na 12ª volta, Fangio passa o piloto italiano, ao mesmo tempo que ele começa a debater-se com o seu radiador, que falhava e em consequência, começava a sobreaquecer o motor. Poucas voltas depois, Farina era ultrapassado por Fagioli, e continuou a debater-se com o carro até à volta 32, altura em que desistiu, com problemas de injecção de combustivel.

Com os Alfa Romeos sem serem contestados, o britânico Peter Whitehead conseguiu chegar ao terceiro posto com o seu Ferrari privado, à frente dos Talbot, já que os Maserati tinham começado a ceder sob o calor francês, a começar pelos carros oficiais de Chiron e Franco Rol, que desistiram na sexta volta, com problemas de motor.

No final da corrida, Fangio e Fagioli fizeram a dobradinha, dando uns incriveis três voltas de avanço sobre a concorrência, liderada pelo Ferrari de Whitehead, qwue completou o pódio. Robert Manzon era o quarto, no seu Simca-Gordini, à frente do Talbot-Lago de Philippe Étaincelin, que como correu no carro de Eugéne Chaboud, partilhou os pontos correspondentes ao quinto posto.

Quando faltava apenas o GP de Itália para fechar a época, a luta pelo título era a três, com Fangio a liderar, com 26 pontos, seguido por Fagioli, com 24, e Farina com 22, todos eles já muito distantes de Louis Rosier, que tinha apenas dez pontos. Dali a dois meses, a decisão seria, sem dúvida, entre os pilotos da Alfa Romeo.

Fontes:

http://www.grandprix.com/gpe/rr006.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1950_French_Grand_Prix

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